Uruguai inaugura ponte em formato circular de olho no turismo
Uma ponte diferente, com design redondo, foi inaugurada há cerca de um mês entre os municípios de Rocha e Maldonado, no Uruguai.
A edificação, construída em cima da Laguna Garzón, permite que tanto os carros quanto os pedestres admirem a vista da região.
Desenho é do arquiteto uruguaio Rafael Vinõly. Reprodução/YouTube
O desenho é do renomado arquiteto uruguaio radicado nos Estados Unidos Rafael Viñoly, que também projetou o Fórum Internacional de Tóquio, no Japão, e o novo terminal do Aeroporto de Carrrasco, em Montevidéu.
Com custo total de US$ 11 milhões, cerca de R$ 44,5 milhões, divididos entre o Estado e um fundo do empresário argentino Eduardo Costantini, a ponte é composta por duas faixas, cada uma percorrendo uma metade de um círculo de 103 metros de diâmetro.
Ponte liga as regiões de Rocha e Maldonado.
Reprodução/YouTube
O empreendimento substituiu o meio de transporte anterior, uma balsa que tinha capacidade para somente dois carros, usada por mais de 20 anos.
Costantini também prometeu que a ponte será responsável pelo desenvolvimento da região de Rocha, ainda pouco habitada, em função da ligação com Maldonado, já considerada desenvolvida, e de seu potencial turístico.
Apesar do desenho ser originalmente datado da década de 1960, ele saiu do papel só em setembro de 2014 em função de questões ambientais.
Há quem diga que a nova conexão sobre Laguna Garzón irá modificar negativamente a paisagem e que o número cada vez maior de turistas será danoso à região, pouco modificada.
Mas uma coisa é certa: diferente, o design dessa ponte intriga qualquer um.
CC/Wikipédia
Assista abaixo ao video feito por um drone sobre Laguna Garzón: