Tudo Sobre Energia Solar

Mitos e Verdades sobre a Placa Solar

 

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre este importante componente do sistema de energia solar.

Nesta matéria, desvendaremos alguns mitos interessantes sobre a placa solar.

Placa solar

Mito Pratil- icones- Mitos-02

 

O painel solar gera energia elétrica, mas somente ele não é capaz de abastecer uma residência ou empresa. Isso porque os painéis geram energia em corrente contínua, que não é compatível com a que usamos em casa.

Por isso é preciso de cabos conectores e de um inversor de frequência, que converterá essa energia em corrente alternada, equalizando com a energia usada em casa. Relembre como funciona um sistema de energia solar aqui.

 

nuvens e só iconeA placa solar gera energia em dias nublados.

Verdade Pratil- icones- Mitos-01

 

Em dias parcialmente nublados ainda há a geração de energia. Vale lembrar que, apesar de sempre haver geração de eletricidade sob a luz do dia, sua intensidade pode ser menor em razão do grau de insolação.

Até mesmo com tempo chuvoso a claridade existente produzirá energia. Confira aqui uma matéria onde já falamos sobre isso.

 

conversão iconeDepois de instalada, não pode ser retirada.

Mito Pratil- icones- Mitos-02

 

É possível retirar as placas solares, assim como todos os equipamentos que compõem o sistema de energia solar e instalar em outro local.

Para isso, é preciso apenas reformular o projeto para garantir que ele se adeque às necessidades do novo local de instalação. Assim, caso o proprietário do sistema se mude e queira levar o sistema, é possível.

 

agenda iconeA placa solar pode durar até 25 anos.

Verdade Pratil- icones- Mitos-01

 

A maioria dos painéis fotovoltaicos têm garantia de vida útil de 25 anos, com um funcionamento de, no mínimo, 80% da capacidade de geração do equipamento.

É importante verificar se a garantia é apoiada por uma entidade idônea que deverá cumprir as leis de proteção do consumidor caso haja alguma falha no desempenho da sua placa solar.

A Prátil, que faz parte do Grupo Enel, possui um Centro de Pesquisa e Tecnologia na Catania, Itália, responsável por manter o alto padrão de qualidade homologando todos os fornecedores.

 

construção iconePosso instalar as placas sozinho (a).

Mito Pratil- icones- Mitos-02

 

Num sistema de energia solar conectado à rede, você não deve tentar instalar os seus painéis solares sozinho a não ser que você seja um técnico ou um engenheiro experiente.

O acompanhamento de uma empresa ou profissional especializado é importante para elaborar o seu projeto e analisar o melhor local e as melhores condições de instalação.

Caso a instalação seja feita no telhado, que é o modo mais usual, o uso de equipamentos de segurança é fundamental, pois a altura é um complicador.

Além disso, para conectar o sistema de energia solar na sua casa ou empresa é preciso uma autorização da distribuidora de energia local e somente engenheiros e eletrotécnicos podem fazer esta solicitação.

Deixe esse trabalho conosco! A nossa especialidade é atender você.

Agora você já sabe mais sobre as placas solares. Para ler mais sobre o assunto, leia nossa matéria

Tudo Sobre Energia Solar: Placas Solares” e

Você sabia que alguns fatores influenciam diretamente na eficiência das placas solares?

e acompanhe o nosso blog.

 

http://www.pratil.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.