Tecnologia de última geração para transportar a energia de Belo Monte

Tecnologia de última geração vai levar a 60 milhões de brasileiros em 17 Estados a energia elétrica gerada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída pela Norte Energia no rio Xingu, no Pará.

 

 

O sistema de transmissão, leiloado  dia 07/02,  pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, será o primeiro a operar na tensão de 800 kV da América Latina.

 

 

“Esta tecnologia reduz a perda de energia durante a transmissão, o que reforça o potencial de geração da Usina Hidrelétrica Belo Monte, obra que respeita os princípios de sustentabilidade e vai gerar energia limpa e renovável”, afirma Duilio Diniz de Figueiredo, diretor presidente da Norte Energia.

 

 

Duilio lembra que a readequação do projeto original de Belo Monte reduziu em 60% a área dos reservatórios da Usina. “A relação de área alagada por MW instalado é de apenas 0,04 MW/km², uma das menores do mundo”, destaca.

 

 

Cerca de 45% das obras civis da UHE Belo estão concluídas, segundo levantamento de dezembro de 2013.

 

A Usina Hidrelétrica Belo Monte encerrou 2013 com cerca de 45% das obras civis concluídas e estará com as máquinas em operação quando o Sistema de Transmissão leiloado nesta sexta-feira entrar em operação.

 

Mais de 20 mil trabalhadores estão distribuídos em quatro frentes da obra: Sítio Belo Monte (casa de força principal), Sítio Pimental (casa de força secundária), Canais e Diques.

 

O empreendimento já consumiu mais de um milhão de metros cúbicos de concreto, 120 mil toneladas de cimento e 22 mil toneladas de aço.

 

 

Com operação em regime a fio d’água, o reservatório de Belo Monte ocupará 503 km², dos quais 228 km² (45%) correspondem ao leito original do rio Xingu.

 

A Usina terá potência instalada de 11.233,1 MW, com 4.571 MW médios de energia assegurada, que atenderá 18 milhões de residências e 60 milhões de pessoas, o equivalente à população da França.

 

 

Da energia a ser gerada, 70% serão destinados a 27 distribuidoras em 17 Estados por meio do Sistema Interligado Nacional – SIN.

 

 

http://norteenergiasa.com.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.