Sustentabilidade: Turismo lança guia de roteiros para celular

25 de June de 2014Sem Comentários

passaporteverde

 

São cerca de 60 opções que propõem um olhar consciente sobre as atrações que incluem as cidades-sede e seus entornos.

 

A partir desta terça-feira, dia 24/06, além de assistir aos jogos da Copa do Mundo, os turistas que estiverem viajando pelas cidades-sede terão, ao alcance das mãos, um aplicativo com cerca de 60 roteiros turísticos.

 

O Passaporte Verde, que pode ser acessado pelo celular, oferece ao internauta a oportunidade de escolher entre destinos que, em comum, têm o compromisso do turista com práticas de sustentabilidade.

 

Há opções como conhecer Recife de bicicleta e até se aventurar por trilhas e cachoeiras em um parque estadual do Rio de Janeiro. Os destinos são georreferenciados, de modo que o turista pode consultar atrações e montar seu próprio passeio. Os roteiros sugeridos incluem as cidades-sede e seus entornos, têm duração de meio período a três dias e propõem um novo olhar sobre as atrações do país.

 

O aplicativo também oferece dicas sobre como economizar na bagagem e preparar uma mala mais leve e versátil, ensina a evitar o desperdício de água e energia em meios de hospedagem e como agir para gerar menos lixo e destiná-lo de forma consciente. As informações estão disponíveis em português e inglês e já podem ser baixadas gratuitamente nas plataformas iOS ou Android.

 

O Ministério do Turismo acredita que é possível cuidar do destino escolhido por meio de boas escolhas. Por isso, incentiva estabelecimentos turísticos a adotarem boas práticas de produção e serviços que levam em consideração o nível de sustentabilidade.

 

Campanha Passaporte Verde

 

Criada em 2008, a campanha Passaporte Verde é uma parceria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo do Brasil, o Ministério Francês do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de outros parceiros.

 

Atualmente, com disseminação em diversos países como Brasil, Costa Rica, Equador, África do Sul e Coréia do Sul, a campanha já é referência internacional em turismo sustentável.

 

A edição de 2014, no Brasil, conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Ministério do Esporte e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a campanha também conta com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, da Organização Internacional do Trabalho, do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e da Fundação Amazonas Sustentável.

 

Para mais informações, acesse também o Portal do Passaporte Verde.

 

Ouça aqui a fala do ministro do Turismo, Vinicius Lages, sobre a importância do Passaporte Verde à divulgação de belezas do Brasil.

 

http://revistaecoturismo.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.