SP: Parque Villa-Lobos terá pequena usina de energia solar ligada direto à rede elétrica

Uma pequena usina de energia solar será instalada no Parque Villa-Lobos, zona oeste paulistana, para abastecer diretamente a rede elétrica. O projeto será um experimento para o uso da energia fotovoltaica no abastecimento urbano.

“Tem muito uso de energia solar no Brasil para geração de calor, para esquentar a água, esquentar a piscina. Mas para geração de energia elétrica é um projeto pioneiro”, disse o secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal.

A usina, que vai custar R$ 13,3 milhões, começará a ser instalada em julho de 2013 e entrar em funcionamento em dezembro. Desenvolvido pela Companhia Energética de São Paulo – CESP, o projeto contará com 3 mil placas de captação.

“O que é relevante é que a população vai ter acesso. Portanto, vai poder avaliar o quanto ela é uma fonte alternativa de energia viável”, declarou Aníbal sobre a usina que produzirá 0,5 megawatt-hora, o suficiente para abastecer 300 residências.

Um dos principais diferenciais, de acordo com o secretário, será o abastecimento direto da rede, sem uso de transformador.

“Em geral, as outras energias produzidas em centrais têm o transformador, você tem um equipamento que coloca na voltagem correta para entrar na linha de alta tensão. E, no caso, como é uma pequena quantidade de energia, vai se tentar colocar essa energia na rede, sem esse equipamento”, disse.

Reportagem de Daniel Mello, da Agência Brasil

Publicada pelo EcoDebate, 22/11/2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.