Semana Eletrobras Eletronuclear do Meio Ambiente discute uso sustentável da água

A ser realizada entre os dias 03 e 09 de junho, a edição de 2013 da Semana Eletrobras Eletronuclear do Meio Ambiente – SEMA contará com uma programação especial na sede, no Rio, e em Angra.

 

Em sua 11ª edição, a SEMA irá aproveitar a comemoração do Ano Internacional de Cooperação pela Água para explorar o tema em palestras, exposições e outras atividades.

 

A intenção da Semana é incentivar os empregados e a sociedade a refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente e do uso sustentável dos recursos naturais.

 

Na sede, as atividades da Sema 2013 irão dos dias 03 a 05 de junho. A cerimônia de abertura acontece na segunda-feira 03/06, às 15h, no auditório.

 

Em seguida, serão apresentadas duas palestras. Na primeira, o biólogo Humberto Gitirana, da UERJ, falará sobre o projeto Promontar, que fará a monitoração das tartarugas marinhas na área de influência da central nuclear de Angra.

 

Já na segunda, o chefe da Divisão de Manutenção de Canteiros e Vilas da Eletronuclear, César Bassi falará sobre as iniciativas da Eletronuclear em prol do uso sustentável da água.

 

Na terça 04/6 e quarta-feira 05/6, às 14h30, haverá a apresentação, respectivamente, dos filmes “Food Inc. – Comida S.A.” e “Flow – Pelo amor à água”, também no auditório.

 

Ainda na quarta-feira, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, serão distribuídas mudas de árvores frutíferas aos funcionários.

 

Escolas da região participam da Semana

 

Em Angra dos Reis, a SEMA 2013 contará com atividades até o dia 9 de junho.

 

De segunda a sexta-feira, haverá visitas ecológicas de alunos de escolas da região ao Projeto Pomar, que conta com apoio da Eletrobras Eletronuclear e fomenta a maricultura na Costa Verde, à Trilha Porã, à Central de Compostagem, à Restinga e ao Bosque de Mambucaba.

 

Assim como na sede, também haverá a distribuição de mudas em Angra.

 

Na quinta-feira, 06/6, haverá o lançamento da exposição “Vieiras da Ilha Grande”, no Espaço Cultural Eletrobras Eletronuclear em Angra, às 18h.

As vieiras são moluscos, cuja criação é fomentada pelo Projeto Pomar.

 

A iniciativa, empreendida pelo Instituto de Ecodesenvolvimento da Baía da Ilha Grande – Ied-Big, ajuda a preservar a espécie e proporciona uma atividade econômica sustentável para os pescadores da região.

 

No fim de semana, a programação da SEMA 2013 vai agitar a Costa Verde.

No sábado, às 9h, haverá a partida de futebol Amigos do Meio Ambiente na Vila Residencial de Mambucaba.

 

Logo depois, às 10h, será realizada, no mesmo local, uma gincana ecológica com os alunos das escolas da região.

 

Também será dada a largada do XII Canoando o Rio Mambucaba, onde os participantes descem o rio e recolhem o lixo superficial encontrado nas margens.

 

Atividades esportivas são destaque

 

No domingo, último dia da Semana, haverá mais atividades esportivas em Mambucaba, como o passeio ciclístico, às 9h, e a primeira etapa da Copa Brasil Eletrobras Eletronuclear de Canoagem Oceânica 2013, às 10h.

 

A SEMA 2013 chega ao fim às 15h, com uma cerimônia de encerramento.

 

www.eletronuclear.gov.br

 

Sobre a Eletronuclear

 

Subsidiária da Eletrobras, a Eletronuclear é a responsável por operar e construir as usinas termonucleares do país. Conta com duas unidades em operação na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA, com potência total de 1990 MW.

 

Hoje, a geração nuclear corresponde a 3% da eletricidade produzida no país e o equivalente a um terço do consumo do Estado do Rio de Janeiro.

 

Pelo terceiro ano seguido, as usinas nucleares brasileiras bateram recorde de produção. Angra 1 e Angra 2 fecharam o ano de 2012 gerando, juntas, mais de 16 milhões de MWh, a melhor marca da história da Eletronuclear. Angra 3, que está em construção, será a terceira usina da Central.

 

Quando entrar em operação comercial, em 2016, a unidade, com potência de 1.405 MW, será capaz de gerar mais de 10 milhões de MWh por ano,  energia limpa, segura e suficiente para abastecer as cidades de Brasília e Belo Horizonte durante o mesmo período.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.