Rio+20: eventos abertos ao público – parte 2

O evento oficial da Rio+20 terá uma participação de 50 mil pessoas, que precisam estar credenciadas. Mas há uma variedade de eventos abertos ao público.

 

Há três semanas divulgamos uma primeira lista. Como muitos eventos só estão tendo confirmação de dia e local agora, fizemos mais uma lista para você, com ênfase naqueles abertos e gratuitos. Marque na agenda.

 

COPPE na Rio+20

 


A prestigiada Coppe/UFRJ – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro quer divulgar o conhecimento acadêmico para além da Universidade e tem uma programação especial voltada para a Rio+20.

 

Até lançou um site especialmente para divulgar seus eventos, o COPPE na Rio+20.

Os eventos se dividem entre a cidade universitária e o Parque dos Atletas e acontecem entre o dia 13 e 21 de junho.

 

Entre os convidados, o Ignacy Sachs, professor da École des Hautes Études en Sciences Sociales; Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe/UFRJ; Marina Silva e até do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que dará palestra no dia 14 de junho.

 

As discussões giram em torno de biocombustíveis, hidrelétricas, proteção do mar, irradicação da pobreza entre outros. Confira a programação completa no site oficial do evento.

 

Exposição ‘Suécia Inovadora’


No Centro Cultural Banco do Brasil, a exposição ‘Suécia Inovadora’, que começou hoje, mostra para o público carioca as ideias inovadoras das empresas suecas para enfrentar os problemas do dia a dia.

 

Em formato interativo, os visitantes poderão verificar 20 soluções, desde um recipiente portátil que transforma água suja em potável usando energia solar, passando pela tecnologia do controle óptico, ou seja, um computador que é controlado pelos olhos humanos.

 

A exposição, que funciona de 9h às 21h, é gratuita e ficará a mostra até o dia 8 de julho, quando irá para a China.
De 29 de maio a 8 de julho de 2012, no Centro Cultural Banco do Brasil  – CCBB. Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – RJ

 

Eventos abertos promovidos pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDP

 



2º Seminário sobre Mobilidade Urbana Sustentável de Niterói

 


Jessica Morris, Diretora de Iniciativas Estratégicas da sede do ITDP nos Estados Unidos, fará uma apresentação sobre os princípios de mobilidade urbana sustentável.

 

Depois os convidados vão utilizar os princípios para analisar dois corredores de transporte cruciais para o desenvolvimento de Niterói.

 

O seminário acontecerá no dia 13 de junho, das 9h às 18hs, no Instituto La Salle  – http://www.lasallerj.org/, Rua Gastão Gonçalves, 79 –Icaraí – Niterói.

 

Interessados em discutir mobilidade urbana em um mundo que privilegia o transporte individual, não coletivo, podem se inscrever, de graça, pelo site, ou pelos telefones: 2621-5558 ramal 241/235.

 
 
Pedalando por um mundo melhor, do MAC de Niterói, ao MAM, no Rio de Janeiro

 


Passeio de bicicleta do Museu de Arte Contemporâneo de Niterói – MAC ao Museu de Arte Moderno do Rio – MAM, passando pelas barcas.

 

Coordenado pela Prefeitura de Niterói, com a participação da equipe do ITDP e Thiago Leitman – Passeio Completo.

 
A bicicletada será no dia 17 de junho, domingo, e começa às 09:30h. Não precisa se inscrever, só levar a bike.

 

Palestras Mobilidade+


Antecipando a Rio +20, as palestras vão gerar um diálogo rico entre especialistas e o público, abordando mobilidade e sua relação com 12 outros conceitos.

 

Cada uma das três palestras terá quatro especialistas, nacionais e internacionais. Uma parceria entre o ITDP, Studio-X Rio, Transporte Ativo, e ONU-Habitat e C40.

 

Os eventos vão acontecer nos dias 5, 12, 19, sempre das 18h às 21h. Não precisa se inscrever.

 

Desenvolvimento Sustentável Através de Transporte Sustentável

 


No último dia da Rio+20, haverá na Arena da Barra uma oficina participativa, com o objetivo de considerar o papel de transporte sustentável no processo de desenvolvimento sustentável.

 

Coordenado pelo ITDP e o SloCat, o evento é aberto ao público. Das 11h às 19h.

 

www.oeco.com.br

 

Daniele Bragança –  29 de Maio de 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.