Rio terá gastronomia sustentável

O Ministério do Meio Ambiente – MMA assinou, nesta quinta-feira (03/05), às 20h, no Musei de Arte Moderna do Rio, termo de cooperação com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção do Rio de Janeiro – ABRASEL-RJ, para incentivar a gastronomia sustentável em bares e restaurantes do município de Paraty.

A iniciativa faz parte da Campanha Passaporte Verde, coordenada pelo MMA em parceria com o Ministério do Turismo, com lançamento previsto para o próximo mês de junho.

A campanha incentivará o turista a consumir de forma consciente e reduzir os impactos do turismo no meio ambiente.

“A cooperação com a ABRASEL incentivará restaurantes a adquirir alimentos produzidos localmente e de forma sustentável, beneficiando especialmente os produtores rurais familiares do município de Paraty”, destaca o diretor de Programas da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Allan Milhomens.

Ele explica que o objetivo é promover, além de atitudes de responsabilidade no consumo e oferta de produtos, serviços turísticos ambientalmente corretos e ações como a reciclagem de óleo e aproveitamento total dos alimentos utilizados em restaurantes.

A assinatura ocorrerá simultaneamente ao lançamento do Brasil Sabor, maior festival gastronômico do país.

“A cidade de Paraty foi escolhida como piloto para a parceria com o Ministério do Meio Ambiente, que irá percorrer todo o Brasil, por ser conhecida internacionalmente como ponto turístico e referência no ramo de alimentação”, explica a presidente da Abrasel-RJ, Ana Maria Torres.

Ela destaca que o objetivo é mobilizar todo o setor, no que diz respeito à reciclagem e tratamento correto do lixo.

maio de 2012

Da Assessoria de Comunicação do MMA.

www.amarnatureza.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.