Reserva Ecológica REGUA: Modelo de Preservação da Mata Atlântica.

Reserva Ecológica de Guapiaçu
Reserva Ecológica REGUA: Modelo de Preservação da Mata Atlântica.

A Reserva Ecológica de Guapiaçu, localizada no município de Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, é um exemplo de trabalho sério de preservação da Mata Atlântica. A reserva abriga um projeto de reflorestamento, conservação e educação ambiental, dirigido por Nicholas Locke e sua esposa Raquel. O projeto tem uma história muito ligada à trajetória da família de Nicholas, desde 1915, quando seu bisavô, Hilman Werner, veio para o Brasil e adquiriu propriedades na região.

A área onde se localiza a REGUA é de uma beleza exuberante, próxima a Serra de Teresópolis, a 85 km da cidade do Rio de Janeiro, numa combinação de montanha e áreas alagadas, cenário ideal para o extenso trabalho de conservação da flora, fauna e de pesquisa e educação ambiental e reflorestamento.

A reserva está inserida no contexto comunitário e sob a liderança de Nicholas, um inglês mais brasileiro que muitos aqui nascidos, vem sendo desenvolvido um trabalho de conscientização ecológica da comunidade local nestes últimos dez anos, com resultados expressivos. Integrantes da comunidade fazem parte da equipe da REGUA, e servem como agentes de educação ambiental nas localidades do entorno.

A ABIDES realizou uma primeira visita em outubro de 2009 à REGUA com o intuito de conhecer as experiências de preservação ali realizadas e constatou a importância desta iniciativa e retornamos em fevereiro de 2011 para estreitar as relações com a reserva ecológica.
Atualmente a REGUA é uma referência reconhecida por toda a sociedade de Cachoeiras de Macacu e funciona como centro de formação de estudantes da Inglaterra, Canadá, Japão e de muitos outros países, além de ser um ponto de referência em termos de turismo ecológico nacional e internacional. Ali estes estudantes fazem um período de estudo, desenvolvendo pesquisas que servem para alimentar o processo de conhecimento sobre as espécies da Mata Atlântica, visando a sua preservação.

COOPERAÇÂO.

A ABIDES firmou com a REGUA uma parceria que visa promover uma interação entre a cidade e o meio rural, tendo como foco a educação ambiental de crianças e jovens. Uma primeira iniciativa está em andamento, que será uma visita de crianças e adolescentes da Comunidade Parque Arará, Benfica, Rio de Janeiro, ocasião onde serão realizadas oficinas e atividades sócio-ambiental-culturais, com a participação de artistas do Hip Hop do Rio de Janeiro.

Agradecemos ao Nicholas pela recepção e a toda a comunidade do entorno da REGUA. Particularmente agradecemos ao amigo Jailson, guia da REGUA, e ao Senhor Wander, liderança comunitária da região que nos forneceu dados e informações relevantes sobre a importância da REGUA para a região, registradas no vídeo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.