Programa de Comunicação Indígena traz grandes resultados
O documento traz um balanço entre o ano de 2011 e junho de 2013 de uma das condicionantes determinadas pela Fundação Nacional do Índio – FUNAI para a implantação do empreendimento.
“Esse é o primeiro PCI solicitado pela FUNAI no âmbito de processo de licenciamento e por conta disso, nos tornamos referência. Além do mais, os indígenas solicitam inclusão no programa voluntariamente e isso é um indicativo de sucesso”, explica Carmem Figueiredo, coordenadora do programa.
O PCI começou há 40 meses para instituir uma comunicação entre os indígenas localizados na área de influência da Usina, disponibilizando informações sobre o processo de licenciamento ambiental e do empreendimento, além de receber e encaminhar demandas das aldeias.
Uma das ações do PCI foi a implantação do maior sistema de radiofonia da região, com 41 estações. O rádio levou a comunicação para 36 aldeias da região do Xingu, das quais 11 não possuíam até então nenhum outro tipo de comunicação externa.
Nestes locais, o sistema auxiliou não só com as informações sobre Belo Monte, mas também com questões de saúde e todo o contato feito com outras instituições.
Nas demais aldeias, as comunidades utilizam o rádio para receber informações da Norte Energia, solicitar apoio de comunicação com indígenas na cidade, Secretaria Municipal de Educação, empresas contratadas para execução de programas do componente indígena e obras nas aldeias, entre outros.
Além do rádio, o PCI disponibilizou também um Centro de Informação para as Comunidades Indígenas, situado no município de Altamira. No local são realizados eventos, reuniões, visitações das comunidades indígenas e o contato via rádio entre o PCI e as aldeias.
No Centro também são disponibilizados materiais informativos específicos para os índios, como manual para os operadores do sistema de rádio, cartilhas, calendários e boletins informativos.
Para visualizar o relatório completo do PCI, clique aqui.