PROECOTUR – Programa de Apoio ao Ecoturismo e à Sustentabilidade Ambiental do Turismo

O turismo é um importante setor da economia. Sua relevância, no entanto, extrapola os aspectos econômicos, englobando fortemente a vertente social, uma vez que envolve um complexo sistema de relações na produção de bens e serviços.

Por ser o ambiente natural a principal base de recursos para o seu desenvolvimento, o turismo também está intrinsecamente relacionado às questões ambientais.

Em Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo – EMBRATUR 1994, o ecoturismo é conceituado como segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas.

As primeiras ações do Ministério do Meio Ambiente no campo do ecoturismo focaram a Amazônia Legal, por meio do PROECOTUR Amazônia – Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal.

Criado em 2004, o Programa de Apoio ao Ecoturismo e à Sustentabilidade Ambiental do Turismo – PROECOTUR, amplia aquelas ações, assumindo o desafio de estruturar o desenvolvimento deste segmento em todo o País, dando especial ênfase às áreas protegidas e seu entorno, onde se concentram os principais destinos ecoturísticos nacionais.

Dentre os fundamentos do PROECOTUR está o envolvimento das comunidades anfitriãs em todas as etapas das atividades turísticas e o investimento na capacidade dessas comunidades para esta participação.

As projeções para o turismo no Brasil para os próximos anos apontam para a necessidade de um planejamento ambiental e turístico responsável, que pode permitir a redução das desigualdades sociais e regionais, a melhoria da qualidade de vida das comunidades, e a valorização e conservação do patrimônio ambiental cultural e natural, fortalecendo, assim, o princípio da sustentabilidade.

Executado pela Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, o PROECOTUR busca a integração das diversas ações relacionadas ao ecoturismo e do turismo sustentável no âmbito do MMA e do Ministério do Turismo.

O objetivo é a construção de uma agenda multilateral que favoreça o adensamento das políticas públicas nas diversas instâncias governamentais, promovendo assim uma gestão compartilhada e a união de esforços para a consolidação de uma Política Nacional para o Turismo Sustentável.

Ministério do Meio Ambiente

www.mma.gov.br

Em 28/12/2011

Um comentário em “PROECOTUR – Programa de Apoio ao Ecoturismo e à Sustentabilidade Ambiental do Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.