Plataforma online ensina sobre sustentabilidade para crianças

 

des

 

 

A crescente preocupação com o meio ambiente tem levado as escolas, tanto da rede publica quanto particular, a incluir em seu currículo atividades que ensinem as crianças e adolescentes sobre consciência ambiental e sustentabilidade.

 

Em algumas unidades das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, os alunos já assistem aulas de APA – Ação de Proteção ao Meio Ambiente, e, nas escolas de ensino básico e fundamental, os professores tem levado para a sala de aula atividades que procuram incentivar a sustentabilidade dentro do próprio ambiente escolar.

 

Para facilitar a apresentação desses conceitos, principalmente para crianças, a ONG Instituto Akatu, que desde 2001 atua em diferentes comunidades, escolas e empresas do Brasil, desenvolveu o aplicativo Edukatu.

 

O aplicativo é uma plataforma online que procura integrar professores e alunos através de “circuitos” que ao serem finalizados resultam em pontos. Na plataforma também é possível acessar vídeos, jogos, atividades e reportagens sobre cuidados com o meio ambiente e formas de inserir a sustentabilidade na vida das crianças.

 

Mas, fora da internet ainda há muitas formas dos professores conquistarem a atenção das crianças e adolescentes sobre o tema, principalmente utilizando recursos visuais com o uso de projetores para apresentação de slides e filmes. Um ótimo exemplo para ser usado com os alunos é a animação Loráx: em busca da trúfula perdida, da  Illumination Entertainment.

 

Esse recurso também permite que o educador consiga criar uma relação de interatividade: propondo questões ou outras atividades após o filme, assim como tarefas para casa.

 

Outro recurso popular e que ainda incentiva a leitura é o uso da literatura infanto-juvenil e de livros paradidáticos, diferente dos didáticos eles funcionam como um suporte para determinado assunto.

 

Esses livros podem ser explorados em conjunto na sala de aula, servir como temas de apresentações organizadas pelos alunos assim como serem indicados para leitura em casa, na companhia da família, que tem papel importante na formação da consciência ambiental da criança.

 

Esse papel importante da família merece destaque e os educadores tem procurado incluir os pais e parentes das crianças em atividades que envolvam a comunidade, com apresentações que exponham o trabalho das crianças como resultado de lições sobre a sustentabilidade.

 

O programa Escola da Família, que abre as escolas estaduais para oficinas oferecidas gratuitamente aos fins de semana, também funciona como palco de ensino sobre a sustentabilidade ao disponibilizar, quando organizado pelos professores, oficinas que exploram o reaproveitamento de materiais recicláveis.

 

Para conferir a Edukatu, basta acessar o link da plataforma. Nele é possível encontrar todas as informações sobre seu funcionamento e objetivos detalhados do projeto.

 

23 de May de 2014
 

http://revistaecoturismo.com.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.