Plano de ação para biodiversidade

 

Será realizada em Brasília, no auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos – FINATEC, a Oficina Interministerial destinada a elaborar o Plano de Ação Governamental para Biodiversidade para a próxima década.

 

O evento é iniciativa do Ministério do Meio Ambiente – MMA, com apoio do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão – MPOG  e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO.

 

Acontecerá nos dias 27 de novembro, e 04 e 11 de dezembro, e visa ampliar a percepção do governo federal sobre o tema, garantindo que os diversos setores envolvidos no plano de ação sintam-se contemplados e sejam envolvidos na sua implantação.

 

O método adotado, denominado Modelo Lógico, partiu do entendimento do setor ambiental do governo federal sobre as causas indutoras do processo de perda da biodiversidade.

 

Os principais objetivos da oficina são: construir e validar, de forma participativa, a árvore de problemas; relacionar as causas estabelecidas na árvore com as ações já existentes; e pactuar as ações interministeriais.

 

A análise deverá ser global e não detalhada, pois o foco é pensar nos benefícios para o Brasil e não na realidade de cada Ministério.

 

Nas etapas seguintes, será feito um levantamento das ações desenvolvidas por cada instituição para estancar ou reduzir a perda de biodiversidade.

 

O Plano de Ação Governamental para Biodiversidade deverá contemplar:

 

– A conservação da biodiversidade,

– A utilização sustentável de seus componentes,

– A repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos,

– A transferência adequada de tecnologias pertinentes,

Levando-se em conta os direitos sobre tais recursos e tecnologias, e mediante financiamento adequado.

 

Da Assessoria de Comunicação do MMA.

 

www.amarnatureza.org.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.