Pelo respeito e diálogo

Desde a última quinta-feira, dia 22/5, manifestantes indígenas bloqueiam os acessos aos canteiros de obra dos Sítios Belo Monte e Pimental. 

 

A Transamazônica – BR-230,  foi ocupada pelo grupo e três ônibus que transportavam trabalhadores do Consórcio Construtor Belo Monte foram depredados.

 

 O movimento surpreendeu a Norte Energia e  a Funai que, no dia anterior, 21/5, haviam assinado o Termo de Compromisso reivindicado pelos indígenas.

 

As atividades previstas neste documento serão referendadas pela Funai e acompanhadas por um Comitê Gestor formado por representantes das comunidades indígenas, da Norte Energia e do órgão indigenista.

 

O Comitê vai avaliar os planos anuais de trabalho apresentados pela empresa, que também serão submetidos às comunidades indígenas.

 

Respeito e diálogo permanentes com moradores e povos tradicionais da região do Xingu têm sido a tônica da Norte Energia, empresa responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte.

 

Qualquer atitude que contrarie esses princípios merece nosso veemente repúdio, a exemplo da tentativa de invasão ao Sítio Pimental por um grupo de indígenas armados,  ocorrida no último domingo, dia 25/05/2014.

 

Norte Energia repudia tentativa de invasão ao Sítio Pimental

 

A Norte Energia, empresa responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, refuta a versão difundida por indígenas da etnia Xikrin de que tentaram entrar pacificamente no Sítio Pimental no final da tarde de domingo, dia 25/5,  para negociar com a diretoria da Empresa.

 

O que houve foi uma tentativa de invasão ao local onde está sendo construída a Casa de Força Complementar do empreendimento.

 

Os fatos falam por si:

 

1 – Desde a manhã de sexta-feira (23/5), toda e qualquer negociação com os indígenas ocorre diretamente no Km 27 da Rodovia Transamazônica (BR-230) e é acompanhada por autoridades públicas. Neste ambiente nunca houve, de parte dos Xikrin, solicitação de negociação no Sitio Pimental;

 

2 – Não há e nunca houve diretores da Norte Energia baseados no Sítio Pimental. Isto é de conhecimento das lideranças indígenas, que a qualquer momento são recebidas pela Superintendência de Assuntos Indígenas da Empresa;

 

3 – Ao contrário do que dizem os indígenas, o grupo que tentou invadir o Sítio Pimental estava armado de bordunas, como mostram imagens divulgadas pelo Jornal Liberal 2ª Edição de segunda-feira, dia 26/5;

 

4 – É no mínimo inusitado definir como tentativa de negociação um ato sem qualquer aviso, no qual os interlocutores encontram-se a mais de 50 quilômetros e, o que é mais sintomático, num domingo, dia em que não há atividades nos canteiros de obra da Usina;

 

5 – Outro fato notório: o acesso ao Sítio Pimental é feito por terra. A política de segurança da Norte Energia impede que embarcações não autorizadas atraquem na área, devido à grande circulação de veículos pesados, máquinas e guindastes;

 

6 – Há registro documental e imagens da tentativa de invasão ao Sitio Pimental, assim como registro de Boletim de Ocorrência junto às autoridades locais.

 

As áreas da Usina Hidrelétrica Belo Monte têm Declaração de Interesse Público, divulgada no Diário Oficial da União. O empreendimento é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC  do Governo Federal, ou seja, é uma obra de interesse nacional, o que levou o Ministério da Justiça a determinar, por meio de portaria, a presença da Força Nacional nos canteiros da Usina.

 

Este efetivo está protegendo uma obra de relevante interesse nacional, que vai garantir, quando estiver em plena operação, energia elétrica para cerca de 60 milhões de brasileiros.

 

A atuação da Norte Energia é pautada pelo respeito e o diálogo com as populações tradicionais. Na região do Xingu, a empresa desenvolve o Projeto Básico Ambiental – Componente Indígena, que já conta com investimentos superiores a R$ 150 milhões.

 

Portanto, a Norte Energia repudia ações intempestivas como a tentativa de invasão ao Sítio Pimental promovida por indígenas armados no último domingo, dia 25/5.

 

http://blogbelomonte.com.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.