Peixes ornamentais são reproduzidos em cativeiro na região do Xingu

Foto: Regina Santos

 

A Norte Energia colocou em funcionamento em outubro de 2013 o laboratório de aquicultura de peixes ornamentais com o objetivo de desenvolver protocolos para reprodução em cativeiro das espécies de peixes, como o Acari Zebra, que hoje sofrem com a pressão da captura de seus indivíduos em vida livre para abastecimento do mercado internacional de aquariofilia.

 

O laboratório faz parte das ações previstas no Projeto Básico Ambiental, que aliado a outros programas, prezam pela conservação do meio ambiente em toda região.

 

Além da conservação das espécies, o projeto de reprodução de peixes ornamentais  tem como objetivo disseminar  as tecnologias de cultivo desenvolvidas  aos interessados, incluindo os pescadores que atualmente apenas retiram os peixes de seu ambiente natural, como forma de contribuir para a redução da pressão sobre os estoques de peixes.

 

Tartarugas do Rio Xingu

 

A Norte Energia desenvolve atualmente mais de 55 projetos voltados para conservação do meio ambiente na região do Xingu.

 

Além do resgate de fauna e flora na área de construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte e da efetiva preservação das espécies, a atuação da empresa permite o levantamento de dados importantes para a melhor compreensão sobre a biodiversidade presente na Amazônia, incluindo o registro de novas descobertas para a ciência.

 

http://blogbelomonte.com.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.