Passaporte Verde: dicas para uma viagem sustentável

As férias do meio do ano estão chegando, e todo mundo querendo viajar para aproveitar o merecido descanso. Mas, se você é uma pessoa preocupada com o meio ambiente, deve se perguntar qual o impacto que sua viagem causará no planeta.

Por isso a CI e o WWW-Brasil, lançaram há algum tempo o Passaporte Verde, um manual com dicas para você fazer uma viagem consciente.

O manual é construído a partir do conceito de turismo sustentável, que é uma forma de harmonizar as necessidades dos turistas e do meio ambiente, atendendo questões econômicas, sociais, e ambientais.

A publicação conjunta do CI e do WWF-Brasil, traz dados de uma pesquisa realizada pela Lonely Planet, com mais de 24.500 viajantes de 144 países, que revelam que 90% destes viajantes pretendem realizar uma viagem mais sustentável.

ANTES DE VIAJAR

Reduza o impacto das viagens de avião. Cada viagem de avião emite uma grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, que contribui para o aumento do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Leve o Brasil na bagagem. Compre alguma lembrança típica brasileira e leve para as pessoas com as quais você vai conviver.

DURANTE A VIAGEM

Respeite a cultura local e suas tradições. Assegure-se de que seu vestuário e comportamento são adequados ao destino que vai visitar.

Respeite o meio ambiente local. Ao viajar, tenha o mesmo respeito com o meio ambiente que você tem na sua casa. Não remova plantas ou dê comida aos animais nos ambientes naturais.

Ajude a reduzir a poluição. Utilizar transporte público, andar de bicicleta ou caminhar são alternativas de transporte ecologicamente corretas – e que certamente farão você conhecer melhor o local onde está.

Evite o desperdício. Utilize sacolas retornáveis ao invés de sacolas plásticas. Além de diminuir o volume de lixo produzido, reduz-se também o consumo de energia, água e matéria-prima que seriam necessários no seu processo de produção.

AO FAZER SUAS COMPRAS

Consuma artigos produzidos localmente. Prestigie o artesanato local e informe-se sobre produtos típicos que dificilmente poderão ser encontrados em outras regiões.

Não compre produtos feitos com peles de animais ou espécies em extinção. Ao comprar produtos que utilizam corais, conchas, estrelas-do-mar, mármore, couro, penas ou qualquer outro produto natural, você está incentivando um comércio que nem sempre é sustentável.

AO VOLTAR DE VIAGEM

Recicle os materiais de viagem. Brochuras, revistas, guias e outros materiais de viagem podem ser reciclados ou mesmo reutilizados por um amigo que queira viajar para o mesmo destino que você.

Sua opinião pode fazer a diferença. Se os locais que você visitou agiram de forma social ou ambientalmente irresponsável ou se as atitudes poderiam ter sido melhores, contribua dando a sua opinião.

Com essas dicas extraídas no Passaporte Verde, você pode viajar com tranquilidade, e sustentabilidade, não se esqueça de repassar as dicas para outras pessoas, e de aproveitar muito bem as férias. Boa viagem, e conheça o Brasil.

Texto – “E esse tal meio ambiente?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.