Parques Nacionais ganham recursos para melhorar visitação

ParquesCOPA

Ministros Izabella Teixeira, do MMA, e Gastão Vieira, do MTur, visitam o Parque Nacional de Brasília. Foto: Martim Garcia/MMA.Ministros Izabella Teixeira, do MMA, e Gastão Vieira, do MTur, visitam o Parque Nacional de Brasília. Foto: Martim Garcia/MMA.

 

A visitação em unidades de conservação ganhou um incentivo de peso na tarde desta quinta-feira (28): recursos. O Ministério do Meio Ambiente e o Ministério do Turismo anunciaram um investimento conjunto de R$ 10,4 milhões para a realização de obras de melhorias em 16 parques nacionais no próximo ano.

 

O objetivo é aproveitar a realizações dos grandes eventos esportivos, como a Copa e as Olimpíadas, para promover visitação em áreas protegidas.

 

A primeira unidade beneficiada pelo investimento será o Parque Nacional de Brasília e foi de lá que os ministros Izabella Teixeira e Gastão Vieira anunciaram a novidade. O Ministério do Meio Ambiente tem como meta abrir todos os 69 parques a visitação até 2020. Atualmente, apenas 18 parques estão equipados para receber o público.

 

“A preocupação é consolidar as unidades de conservação para manter a biodiversidade, além de estimular a vocação de uso múltiplo para que a sociedade brasileira possa desfrutar”, afirmou Izabella.

 

Para Gastão Vieira, ministro do Turismo, a medida deve alavancar o ecoturismo no país. “Estamos definindo as oportunidades de atrair investidores que queiram aplicar recursos nos parques e nos preparar para trazer mais conforto para os frequentadores”, explicou.

 

A visitação do Parque Nacional de Brasília já havia sido antecipada pelos ministros em um  artigo assinado pelos dois na Folha de S. Paulo, onde defenderam a visitação em Unidades de Conservação como alternativa de negócios ao turismo.

 

Confira os 16 parques que receberão recursos adicionais em 2014:

 

Região Norte

 

Parque Nacional de Anavilhanas – Amazonas Região Nordeste Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Maranhão Parque Nacional de Jericoacoara – Ceará Parque Nacional de Ubajara – Ceará Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – Pernambuco Parque Nacional da Chapada Diamantina – Bahia

 

Região Centro-Oeste

 

Parque Nacional da Brasília – Distrito Federal Parque Nacional da Chapada dos Guimarães – Mato Grosso Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Goiás

 

Região Sudeste

 

Parque Nacional da Serra do Cipó – Minas Gerais Parque Nacional da Tijuca – Rio de Janeiro Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Rio de Janeiro Parque Nacional de Itatiaia – Minas Gerais/Rio de Janeiro

 

Região Sul

 

Parque Nacional do Iguaçu – Paraná Parque Nacional de Aparados da Serra – Rio Grande do Sul/Santa Catarina Parque Nacional da Serra Geral – Rio Grande do Sul/Santa Catarina

 

 

Leia Também

 

Visitação em UCs triplica em 5 anos, mas segue concentrada

Explorando o uso público em unidade de conservação

Precisamos de mais visitantes nas unidades de conservação

 

((o))eco – 28/11/13

 

http://www.oeco.org.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.