Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – SC, reabrirá para visitação em dezembro

Cachoeira de Tabuleiro vista da trilha da travessia Lapinha-Tabuleiro. Foto: Rafael Lanna
Cachoeira de Tabuleiro vista da trilha da travessia Lapinha-Tabuleiro. Foto: Rafael Lanna

Cachoeira de Tabuleiro vista da trilha da travessia Lapinha-Tabuleiro.

Foto: Rafael Lanna

Após dois anos fechado para visitação, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, no município de Palhoça, em Santa Catarina, será reaberto para o público no dia 10 de dezembro.

Com a sede reformada, trilhas adaptadas e uma nova gestão, o Parque volta a ser uma opção de lazer para moradores e turistas.

Fechado em dezembro de 2013, o centro de visitação recebia, em média, 1.000 visitantes por mês. Com o término do contrato com a ONG que gerenciava a área, a Fundação do Meio Ambiente – FATMA ficou sem uma equipe para cuidar da gestão.

A questão foi resolvida no segundo semestre deste ano, quando o o Instituto Çarakura foi anunciado como vencedor da licitação para fazer a gestão compartilhada da unidade.

A reabertura da unidade de conservação oferece ao público algumas novidades. Além da total reforma da sede e das trilhas, o público encontrará novas placas de sinalização; um espaço para exposições, mostras e ações que valorizem a cultura local; e uma equipe interdisciplinar com profissionais de diferentes áreas para guiar as visitas e fazer o trabalho de educação ambiental.

Também está nos planos a instalação de uma base para pesquisadores com alojamentos.

No dia da inauguração também está previsto o lançamento da licitação à elaboração do plano de manejo do Parque da Serra do Tabuleiro e também do Parque do Rio Vermelho, em Florianópolis.

O documento é fundamental para apontar as diretrizes sobre o uso da área, pois determina o zoneamento do espaço e serve de parâmetro para licenciamentos ambientais.

A partir do dia 10 de dezembro, o local ficará aberto semanalmente entre quarta e sábado, das 9h às 16h, e pode ser uma opção de lazer de moradores e turistas durante a temporada de verão.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro fica na BR-101, km 240, bairro Rincão, Palhoça, que fica à margem da rodovia, entre o elevado da Pinheira e o elevado da praia do Sonho.

Reúna a família e os amigos e aproveite!

30 novembro 2015
Por Sabrina Rodrigues

http://www.wikiparques.org/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.