Parceria ABIDES-CCVM

PARCERIA
ABIDES – CENTRO CULTURAL DE VISCONDE DE MAUÁ

A ABIDES retoma suas atividades em 2012 com ótimas perspectivas dentro do Projeto “Agenda Mauá – Rio+20” e um dos motivos deste otimismo é a consolidação da parceria com o Centro Cultural de Visconde de Mauá – CCVM, coordenado pela Agente Cultural Márcia Patrocínio. Em 2011 foram realizados os primeiros contatos entre as duas entidades de caráter cultural/educativo na busca de identificar focos nos quais a colaboração poderia ser efetiva.

Nesse mesmo ano a ABIDES reconheceu a importância do CCVM, pois a nossa vocação de promover o Desenvolvimento Sustentável de Visconde de Mauá não poderia se dissociar da cultura, pois no centro deste processo está o ser humano com sua capacidade de criar e representar os diversos aspectos da sua relação com a natureza. O trabalho do artista plástico Maurício Rosa, pioneiro na utilização do Papel Botânico Artesanal, na produção de obras de arte é um exemplo da inovação e criatividade dos artistas de Região de Visconde de Mauá e a exposição itinerante “O Papel das Vilas”, que reúne mais de 40 artistas, foi abraçada pela ABIDES que se propõe a levá-la ainda neste ano para o Espaço Cultural Senado Galeria, no Senado Federal.

Esta bela mostra de artes já foi apresentada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no MAM de Resende e no Parque Nacional de Itatiaia, entre outros centros culturais relevantes.

Além de se constituir em uma técnica inovadora em termos de artes plásticas, a utilização do Papel Botânico Vegetal representa uma interação concreta entre arte e natureza, conforme afirmou o Presidente da ABIDES, Engenheiro Everton Carvalho, em recente encontro com formadores de opinião da Região de Visconde de Mauá.

Nas palavras do Presidente da ABIDES a utilização do papel de pinhão nas obras de Maurício Rosa e de outros artistas que participam desta coletiva, passa uma mensagem clara de preservação dos valores ambientais da Região de Visconde de Mauá – uma verdadeira aula de educação ambiental.

O artesanato regional e o estudo e divulgação de técnicas de compostagem e agricultura orgânica fazem parte do conjunto de atividades do CCVM que propicia uma interação positiva com a ABIDES. Estamos programando para este ano um evento na Biblioteca Parque de Manguinhos, Rio de Janeiro, sobre agricultura urbana que contará com palestra do ambientalista Joaquim Moura do CCVM, um pioneiro nesta área, de modo que as lideranças comunitárias das favelas do entorno da Biblioteca terão uma excelente oportunidade para conhecer as técnicas da agricultura orgânica, possibilitando uma ampla gama de iniciativas comunitárias para a produção local de alimentos e arborização, promovendo com isto a Educação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável nas favelas do Rio de Janeiro.

Considerando a importância desta parceria ABIDES-CCVM, a ABIDES, dentro de seu Programa de Integração da América Latina, vem promovendo visitas de lideranças empresariais e consultores ao CCVM e delas já participaram delegações do Peru, Colômbia, Bolívia e Uruguai e em breve o mesmo ocorrerá com delegação da Venezuela.

No vídeo abaixo registramos momentos importantes da exitosa parceria ABIDES-CCVM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.