Palestra aborda sistemas sustentáveis para edifícios

November de 2013

construc3a7c3a3o-sustentavel

Engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, diretor da Ecotelhado, discute infraestrutura verde no “Edifícios Sustentáveis – Ciclo de Debates”

 

Fazer o reaproveitamento de água, reduzir energia e tratar o esgoto estão entre os desafios do setor da construção.

 

O tema esteve em debate nesta quinta-feira, 21, no painel “Arquitetura Paisagística nos Edifícios”, parte do evento “Edifícios Sustentáveis – Ciclo de Debates”, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Escola do Parlamento desta Edilidade, Basf e Fundação Espaço Eco. O debate aconteceu das 19h30 às 22h, na CasaE.

 

A palestra teve a participação do engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, diretor da Ecotelhado e presidente da Associação Tecnologia Verde Brasil.

 

O objetivo foi abordar alternativas viáveis e criativas de transformar as habitações das grandes e médias cidades em ambientes mais econômicos e sustentáveis. “Discutir infraestrutura verde é fundamental para minimizar os problemas causados pela urbanização”, afirma.

 

Telhados verdes é uma das soluções que estarão em pauta. Segundo o engenheiro, que foi pioneiro no desenvolvimento da tecnologia, não basta somente instalar coberturas verdes, é fundamental repensar no processo de irrigação.

 

Se os telhados e paredes verdes prospetam, devemos repensar o tipo de água que também vamos usar. Aí a importância de implantarmos um sistema que trabalha com o reaproveitamento de água”, ressalta.

 

Feijó  mostrou o projeto Ecoesgoto, sistema inédito no mundo que integra o tratamento de resíduos orgânicos dentro do próprio empreendimento a telhados verdes, jardins verticais e captação da água da chuva. O grande foco é o reaproveitamento de água e a economia de energia.

 

O sistema foi reconhecido pela ONU, destaque no Congresso de Infraestrutura Verde em Nantes/França e premiado na Conferência internacional CitiesAlive.

 

Serviço

 

“Arquitetura Paisagística nos Edifícios”, parte do evento “Edifícios Sustentáveis – Ciclo de Debates”

 

http://revistaecoturismo.com.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.