Os novos pulmões da humanidade: conheça o primeiro prédio-floresta do mundo

Uma das soluções que vem ganhando grande destaque nos últimos anos para o combate à poluição e o aumento do bem-estar social nas grandes metrópoles é a construção de espaços verdes em meio aos prédios e vias públicas.

 

O objetivo é simples: proporcionar ar puro em meio à loucura do dia-a-dia.

 

edifício-coberto-por-árvores-4

 

Esse desafio não é fácil, visto que o concreto já dominou praticamente todo o espaço urbano.

Pensando em como trazer mais verde para o cinza, o arquiteto italiano Stefano Boeri lançou o seu segundo projeto de floresta vertical e começou a idealizar um prédio coberto por árvores bem no coração de uma das grandes nações mundiais.

Boeri projetou um edifício de 36 andares, a ser construído na cidade de Lausanne, na Suíça, que será coberto por árvores e plantas de diferentes espécies.

 

edifício-coberto-por-árvores-5

 

A floresta vertical segue o exemplo do primeiro projeto neste sentido feito pelo arquiteto, que foi projetado em Milão, na Itália.

 

É um prédio? É uma árvore? Conheça o prédio coberto por árvores na Suíça.

O prédio se chamará La Tour des Cedres e funcionará como uma floresta urbana.

Ao todo, serão 24 mil tipos de flora, com 18 mil plantas, seis mil arbustos e 100 árvores de cedro no entorno dos andares.

 

edificio

 

La Tour des Cedres ficará pronta apenas em 2017, mas já é possível imaginar o benefício do projeto, que será um marco na cidade.

O edifício vai mudar a visão estética do que se pensa para uma região metropolitana e também vai trazer benefícios para a saúde dos cidadãos de Lausanne.

Floresta vertical e meio ambiente

A vegetação do prédio vai ajudar a desenvolver um ecossistema com diferentes tipos de verde que atraem também animais, como pássaros e insetos.

Este ambiente vai proporcionar um clima mais úmido que vai filtrar partículas de poeira que estão presentes na atmosfera. A umidade também ajuda a absorver CO2 e produzir oxigênio.

 

edifício-coberto-por-árvores-2

 

Além de melhorar o ar, tornando-o mais puro para respiração, a vegetação protegerá os habitantes dos raios solares através dos espaços de sombra gerados pelas plantas e árvores.

E o mais fantástico é que, mesmo com todo esse ecossistema vigente no prédio, ele comporta ainda um espaço urbano luxuoso.

Os moradores contarão com restaurante panorâmico, apartamentos de dois a cinco quartos, escritórios e academia, entre outros.

Agora é só aguardar…

 

edifício-coberto-por-árvores-1

edifício-coberto-por-árvores-3

Não deve ser nenhum pouco ruim morar num prédio desses, hein?

edifício-coberto-por-árvores-6

edifício-coberto-por-árvores-7

 

Fonte: pulptastic.com.

06/02/16

http://awebic.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.