Semana de Museus começa com eventos em mais de 600 cidades

museu-nacional

Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro
Foto: Eduardo Melon

A Semana Nacional de Museus começou na segunda-feira, 18 de maio, em todo o país. Em sua 13ª edição, o evento tem como tema Museus para uma Sociedade Sustentável. Nas 27 unidades da Federação, 609 municípios e 1.378 instituições participam da iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que programou para o período 4.570 atividades.

Na programação, estão previstas até domingo (24) exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras.

A Região Sudeste, com 579 instituições inscritas, concentra o maior número de museus e centros culturais envolvidos.

De acordo com a coordenadora do evento, Silvana Lobo, o tema deste ano lembra o papel exercido pelos museus na construção do desenvolvimento sustentável. “O tema reforçará a importância da sustentabilidade.

Os museus, como educadores e mediadores culturais, têm a tarefa de conscientizar o público sobre a necessidade de viver em uma sociedade mais harmoniosa”, destacou à Agência Brasil.

Público dobra

Segundo Silvina, o público que visita museus dobra durante o evento. “A proposta é colocar a temática da museologia em evidência, além de estimular os museus a desenvolver atividades especiais e aproximá-los das instituições.”

A Região Sudeste, com 579 instituições inscritas, concentra o maior número de museus e centros culturais envolvidos. Em seguida, vêm as regiões Nordeste (322), Sul (307), Centro-Oeste (105) e Norte (65). A programação completa está disponível no portal do IBRAM.

http://www.ecodesenvolvimento.org/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.