Menos Árvores igual a Menos Chuva igual a Menos Energia Hidrelétrica

Um novo estudo publicado pela Proceedings of the National Academy of Sciences, serve como um ótimo exemplo da interligação da natureza e como a atividade humana pode perturbar os sistemas de sustentação da vida.

 

Durante anos, cientistas e engenheiros têm notado um aumento na vazão dos rios, quando as árvores ao longo dos córregos são removidas.

 

A água no solo, o que de outra forma teria sido absorvido pelas raízes das árvores e enviado para a atmosfera, em vez disso vão diretamente em córregos e rios. Diz publicação do The New York Times.

 

Ao mesmo tempo, grandes áreas de floresta tropical, na verdade, criam nuvens de chuva com a evaporação da umidade de suas folhas . Assim, a eliminação de trechos dessas florestas diminuem as chuvas. O impacto indireto das chuvas perdidas supera o impacto direto de remoção de árvores.

 

A natureza é constituída por sistemas interligados, certamente não é um conceito novo, mas este estudo é importante porque muda o cálculo econômico de investir em novos projetos hidrelétricos, como o do Brasil, na controversa barragem de Belo Monte , além de fornecer novos incentivos financeiros para a conservação da floresta tropical.

 

http://www.vidasustentavel.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.