MATO GROSSO: UM GRANDE PASSO RUMO À SUSTENTABILIDADE

MATO GROSSO: UM GRANDE PASSO RUMO À SUSTENTABILIDADE

ABIDES – Cuiabá, 10 de novembro de 2016

Governador Pedro Taques - COP 21

O Governo do Estado de Mato Grosso lançou no dia de hoje o programa Parceria para Economia Verde (PEV-MT), em evento presidido pelo Governador Pedro Taques no Salão Nobre Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

O evento contou com a participação de representantes das agências da ONU entre eles Steven Stone – Chefe do Serviço de Economia e Comércio do PNUMA, Peter Poschen – Diretor da OIT no Brasil, Paulo Sérgio Muçouçah – Coordenador do Programa de Empregos Verdes e Trabalho da OIT, Miguel Angel Beretta – Coordenador do PAGE no Peru, Valdir Bündchen – Sociólogo e estudioso da Economia Verde.

O Programa PAGE (da sigla em inglês Partnership for Action on Green Economy) é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), com a parceria de cinco agências da ONU: o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e o Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (UNITAR).

A ABIDES, dentro do Termo de Cooperação com a UFMT/NIEPE, vem participando da elaboração da Matriz Lógica do programa, que é o instrumento de gestão a ser utilizado na execução do programa, permeando de forma articulada as secretarias de governo envolvidas com o processo de Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso no planejamento das ações que contarão com a participação da sociedade civil organizada, definida no evento pelo Governador Pedro Taques, como um arco que envolve a iniciativa privada, a academia, as organizações não governamentais e a sociedade em geral.

Seis áreas prioritárias foram identificadas pelos grupos de trabalho do PAGE-MT incluindo a Gestão Territorial, as Energias Renováveis, a Agricultura Familiar e Capacitação, entre outras.

Este importante programa, que norteará as opções de políticas de crescimento verde de MT (Economia Verde), conjuga programas já em andamento dentro do planejamento do desenvolvimento do Estado com novas iniciativas que serão geradas por ações previstas na Matriz Lógica do PAGE.

A iniciativa PAGE já é um resultado concreto da Estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir) defendida pelo Governador Pedro Taques na COP21 de Paris, dando consequência aos compromissos do Estado de Mato Grosso com o processo de Desenvolvimento Sustentável.

O PAGE incentiva a criação de condições para favorecer o investimento em ativos econômicos verdes, incluindo tecnologias limpas, estruturas para utilização eficiente de recursos naturais, conservação de ecossistemas, mão de obra qualificada para empregos verdes e governança participativa. Mato Grosso é o primeiro estado brasileiro a se juntar a esta parceria que incluirá projetos para implementar a iniciativa durante os próximos três anos.

No evento foi assinado o decreto de criação da coordenação do Programa PAGE, envolvendo as principais secretarias de governo vinculadas ao processo de Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso, que dá um passo concreto e decisivo no rumo da transformação da nossa economia, garantindo crescimento econômico e uso sustentável das nossas imensas riquezas naturais, um compromisso do Governo Taques com as gerações futuras.

Autor: Eng. Everton Carvalho – Presidente da ABIDES

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.