LUGARES EM QUE O AEDES AEGYPTI SE ‘ESCONDE’ E VOCÊ NÃO SABE.

O perigoso Aedes aegypti é transmissor das doenças zika vírus, febre chikungunya e dengue

 

“O ciclo da larva para virar mosquito leva em torno de 10 dias. Se os sacos de lixo forem recolhidos rapidamente, não há o que temer. O preocupante é que ele fique ali jogado por mais de uma semana.

Lonas de plástico também são perigosas. E não precisa nem ser muito profunda, basta que esteja ali sem ninguém mexer por alguns dias.”

Perigo dentro de casa

A atenção não deve ser voltada apenas para o quintal. Dentro de casa, mesmo protegidos da chuva, há locais propícios para que o Aedes aegypti coloque seus ovos.

“Em banheiros pouco utilizados, ou em uma casa em que há edícula, há a possibilidade de que alguns vasos sanitários fiquem sem descarga durante tempo prolongado, e se tornem propícios para o mosquito”, afirma Boszczowski.

Teixeira indica uma medida profícua no combate ao mosquito. “É interessante ainda jogar sabão em pó nos ralos, onde há acúmulo de água e não é possível drenar. O sabão inutiliza os ovos e as larvas”, completa.

 

 

Bromélias e orquídeas

Mesmo as plantas que não estão em pratinhos podem se tornar um criadouro propício para que o Aedes aegypti deposite seus ovos. Algumas espécies, como bromélias e orquídeas, possuem orifícios em que é possível acumular água.

“Bromélias devem ser regadas mais na parte de baixo, da terra. Não devemos jogar água nos vasos dela. De qualquer forma, nesse período de chuva, a água acumula”, explica Teixeira.

 

Pratinhos dos animais

Quem tem animais em casa também precisa ficar atento. Os recipientes de água em quecachorros, gatos e outros pets matam a sede podem se tornar foco do Aedes, e devem ser limpos.

“O Aedes aegypti tem a capacidade de depositar os ovos na lateral dos pratinhos. Mesmo que a água seja trocada diariamente, pegue os recipientes e limpe bem com uma escovinha, uma vez por semana.”

“A escova não precisa ser muito grossa, e é importante esfregar na lateral. Se a larva estiver ali, você impede que ela complete o ciclo e vire o mosquito”, ensina Teixeira.

 

http://www.grportalnews.com/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.