LED: luz no fim do túnel
A empresa pública Rioluz está realizando testes com luminárias em LED na galeria sentido Botafogo do Túnel General Coelho Cintra, o Túnel Novo, na zona sul do Rio de Janeiro /RJ.
Os equipamentos instalados têm o dobro da vida útil, proporcionam 40% a mais de luminosidade, além da economia de 60% no consumo de energia e custo de manutenção. O material será avaliado pelo período de três meses.
As luminárias LED em teste foram desenvolvidas seguindo as configurações arquitetônicas do túnel, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
De acordo com a Prefeitura do Rio, a iluminação original do túnel já está obsoleta e fora de linha de produção. Para manter a iluminação, a prefeitura instalou os refletores adicionais.
Caso seja aprovada, será feito um projeto para substituição de todos os pontos de luz do túnel com a nova tecnologia.
Da Agência Ambiente Energia –
09/04/2012
www.ambienteenergia.com.br