Lago na Suiça vai ganhar Ilhas Artificiais Solares
Existem países que estão se preocupando com a obtenção de energia elétrica mais limpa e ecológica, sem se preocupar com os lucros, acredito que é isso que está acontecendo no Lago Neuchâtel, no oeste da Suíça.
Estão sendo construídas Ilhas artificiais para a produção de energia renovável, essas ilhas vão coletar energia solar. A empresa responsável, Viteos, irá construir três ilhas, cada um com 25 metros de diâmetro e com 100 painéis fotovoltaicos.
Este conceito foi idéia do suíço Thomas Hinderling, pesquisador do Centro Suisse dElectronique et de microtécnica – CSEM, em torno de 2008.
O foco então foi a construção de uma ilha com sistema solar térmico, o esforço para testar um protótipo no Emirados Árabes Unidos fracassou, e Hinderling voltou seu foco para a Suíça com Nolaris .
O plano é colocar as ilhas a cerca de 150 metros da costa a partir de uma estação de tratamento de águas residuais em uma área onde os barcos não são permitidos.
A energia será enviada para terra através de cabo, mas isso não é o verdadeiro ponto do projeto, de acordo com Viteos.
“O objetivo não é produzir quilowatts com o melhor preço, mas a procura de alternativas inovadoras originais de implantação de painéis solares”, disse a empresa.
www.vidasustentavel.net