Integração: Brasil-Uruguai

Integração: Brasil-Uruguai

Brasil-Uruguai

Dentro do seu Programa de Integração da América Latina, a ABIDES recebeu de 17 a 20 de outubro do corrente ano a visita do Sr. Guzmán Moresco, representante da ABIDES no Uruguai e Gerente de Marketing e Negócios Internacionais da APIFARMA Ltda., empresa esta situada na capital uruguaia.

A presença de Guzmán Moresco propiciou o aprofundamento do conhecimento mútuo das questões relativas ao processo de Desenvolvimento Sustentável em ambos os países, com ênfase nas questões da preservação dos recursos naturais, resgate social de crianças e adolescentes e cooperação comercial na área de fármacos derivados do veneno das abelhas com base em tecnologia desenvolvida pelo Laboratório APIFARMA do Uruguai.

Durante visita à Biblioteca Parque de Manguinhos, situada na Favela de Manguinhos, Rio de Janeiro, o visitante pode constatar a qualidade do projeto da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que oferece serviços de biblioteca e apoio social a uma população que tradicionalmente se via excluída dos serviços públicos. Guzmán elogiou o sistema de gestão da biblioteca e ressaltou que o tratamento dado aos visitantes condiz com o respeito ao direito de educação e cultura, principalmente, das crianças e jovens das comunidades vizinhas à biblioteca.

Tendo por referência a Biblioteca Parque de Medellin, Colômbia, a Biblioteca de Manguinhos oferece um ambiente saudável dentro de uma edificação construída em moldes sustentáveis e, na opinião de Guzmán, esta experiência deve ser difundida pela ABIDES por toda a América do Sul.

A biblioteca, inaugurada no ano passado, constitui-se na primeira Biblioteca Parque brasileira, em um espaço de 3,3 mil metros quadrados, que sediava o antigo Depósito de Suprimento do Exército (1º DSUP) . A área foi devidamente urbanizada, e se transformou no local de maior concentração de equipamentos sociais em uma comunidade carente da cidade; um complexo com 25 mil livros, ludoteca, filmoteca (900 DVDs), cinco TVs de LCD em salas de estudo, sala de leitura para portadores de deficiências visuais, acervo digital de música (três milhões de músicas em Mp3), cine-teatro, cafeteria, acesso gratuito à Internet (40 computadores) e uma sala denominada Meu Bairro, para que os usuários façam reuniões comunitárias.

Para complementar a agenda de visita em termos de observação e discussão de projetos sustentáveis no Brasil, o Presidente da ABIDES, Engenheiro Everton Carvalho, acompanhou Guzmán Moresco até a Região de Visconde de Mauá, no sul fluminense. A delegação da ABIDES foi recebida no Centro Cultural de Visconde de Mauá (CCVM) por sua diretora, Dra. Márcia Patrocínio e pelo Educador Ambiental Joaquim Moura, quando recebeu as atualizações sobre as atividades do CCVM e visitou uma Mini-Central de Compostagem. Após uma extensa visita aos pontos turísticos e ecologicamente relevantes, a Delegação realizou reunião de avaliação com lideranças locais, dando continuidade ao Projeto Agenda Mauá – Rio +20 da ABIDES.

Os principais momentos da visita do Lic. Guzman Moresco foram registrados no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.