Ibama interrompe extração ilegal de madeira na Ilha de Marajó/PA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma grande extração irregular de madeira foi embargada pelo IBAMA durante a Operação Floresta Caxiuanã, neste domingo, dia 09/06, em plena área de preservação permanente, às margens do igarapé Pacaputeira, na região do Marajó, no Pará.

 

Na ação, foram apreendidos 950 m³ de madeira em tora, o equivalente a 47 caminhões cheios, dois caminhões, dois tratores, duas pás-carregadeiras, um gerador de energia, uma motosserra e uma balsa com rebocador.

 

O responsável da exploração ilegal na mata ciliar foi autuado em R$ 285 mil pelo depósito das madeiras e ainda será multado pelo tamanho da área de floresta danificada, após a conclusão da fiscalização. Os bens foram entregues à prefeitura de Portel e a madeira doada sumariamente ao município para ações sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Operação Floresta Caxiuanã acontece desde quarta-feira, dia 05/06,  em Portel, Melgaço e Breves, na região do Marajó.

 

Além dos crimes ambientais, há ações de combate à pirataria, ao tráfico de drogas, ao contrabando e à prostituição infanto-juvenil.

 

Participam da operação conjunta, além do IBAMA,

 

–  O Grupamento Fluvial de Segurança Pública – GFlu,

–  A Divisão Especializada em Meio Ambiente – DEMA,

–  O Grupamento Aéreo de Segurança Pública – GRAESP

–  O Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM.

 

Madeireiras também estão sendo fiscalizadas para verificar se o volume de produto florestal negociado no sistema Sisflora é compatível com o tamanho das empresas, visando reprimir o esquentamento de madeira ilegal.

 

Duas empresas cujas estruturas físicas eram incompatíveis com a movimentação de toras declaradas já foram bloqueadas pelo IBAMA.

 

Foram apreendidos ainda um barco com 50 m³ de madeira serrada irregular, na baía de Melgaço, e uma balsa flagrada quando descarregava 300 m³ de toras em uma serraria em Portel.

 

Nelson Feitosa Ascom Ibama/PA

Fotos: Nelson Feitosa – Ascom/PA

 

EcoDebate, 17/06/2013

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.