I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas são realizados em Palmas – TO

 

Entre as modalidades do jogos estão: tiro com arco e flecha; arremesso de lança; cabo de força; corrida de velocidade rústica (100 m); canoagem rústica etc.

Depois do sucesso da Copa do Mundo, o Brasil se consolida como sede de grandes eventos esportivos. Agora o desafio é realizar o I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas – JMPI, que acontecem desde o dia 23 de outubro com término dia 1 de novembro de 2015 em Palmas – TO, com a presença de mais de dois mil atletas de 30 países.

Ao todo são 13 dias de programação, sendo que nos primeiros três dias de evento, todas as etnias brasileiras e estrangeiras participaram de uma excursão pelos pontos turísticos de Palmas, como forma de ambientação, socialização e integração dos participantes do evento com a comunidade de nossa cidade.

Com o mote “Em 2015, somos todos indígenas”, a capital do Tocantins se preparou para receber atletas de dezenas de etnias de todo o mundo. Foi criada a Secretaria Extraordinária dos Jogos Indígenas, responsável por toda a organização do evento.

Além dos indígenas das Américas, também estão presentes os povos da Nova Zelândia, Congo, Mongólia, Rússia e Filipinas. Do Brasil, cerca de 24 etnias participam da competição.

Boa parte do evento é composta por esportes indígenas, que se dividem em jogos tradicionais demonstrativos ou jogos nativos de integração.

Outra parcela do evento é composta por esportes ocidentais competitivos, que também tem a característica de unificação das etnias e povos indígenas.

Paralelamente às atividades esportivas, ocorre um número imenso de atividades culturais, antes e durante a realização dos JMPI. Estas atividades culturais são lideradas pelos povos indígenas do mundo e celebram a diversidade, a cultura nativa e as tradições do Tocantins e do mundo.

 

Submitted by on 27/10/2015 –

http://revistaecoturismo.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.