Histórico do Jornal Estado de Direito.


A primeira edição do Jornal Estado de Direito teve seu lançamento no dia 15 de novembro de 2005, na Feira do Livro, em Porto Alegre. Inicialmente, com uma tiragem de oito mil exemplares distribuidos gratuitamente no interior gaúcho, com intuito de fortalecer a democracia deliberativa brasileira promovendo a popularização do ensino jurídico como instrumento de cidadania.

Com o passar dos anos, a publicação foi ganhando apoios importantes, atualmente, o Jornal possui a tiragem de 45 mil exemplares, distribuidos em quinze Estados brasileiros, mantida com apoio financeiro de pessoas, empresas e instituições que acreditam na importância de manutenção e crescimento desse trabalho divulgando produtos e serviços.

A partir da colaboração de estudiosos iniciamos a realização de eventos jurídicos gratuitos nas Livrarias Saraiva, no Palco das Artes do Praia de Belas Shopping e em Universidades. Tudo isso para que os discursos não ficassem apenas no mundo das idéias. Coletivamente estamos desenvolvendo métodos para a popularização do direito, por meio de práticas inovadoras, como o projeto “Samba no Pé & Direito na Cabeça” que através da cultura popular busca fortalecer a identidade democrática brasileira, link http://www.vimeo.com/20398340.

As práticas de cidadania tem sido fantásticas! Os professores que colaboram, por artigos e ou palestras, vem com o espírito preparado, engajados para a consolidação de valores democráticos, na sensibilização da cultura jurídica, a “humanização dos direitos”, com o cuidado e criatividade para que as idéias contagiem não apenas os profissionais e estudantes da área jurídica, mas sim, todas as pessoas, porque vivemos no condomínio da Terra.

Publicação de Artigos de Professores da Cândido Mendes no Jornal Estado de Direito

Fazemos a chamada para que professores e pesquisadores participem da segunda edição do ano de 2011 – 30ª EDIÇÃO DO JORNAL ESTADO DE DIREITO. Para tanto, necessitamos receber o texto, preferencialmente, até dia 23 de abril. O artigo necessita ser inédito (não estar publicado no Brasil em site, revista e ou jornal), conter entre 4 a 6 mil caracteres (soma de letras mais espaços), sem notas de rodapé, com a qualificação completa do autor (informar se possui livro publicado para que possamos divulgar) e a autorização para veiculação. A seleção dos artigos leva em consideração a experiência acadêmica do autor, criatividade para abordar o assunto com uma linguagem includente e pertinência do tema com a atualidade. Aguardamos o seu texto! Envie para contato@estadodedireito.com.br – dúvidas, sugestões, poderão ligar também para (51) 7814-4114 ou (51) 3246-0242.

+ Projetos do Jornal Estado de Direito

No site www.estadodedireito.com.br temos a apresentação de diversos projetos com metodologias diferentes que podem ser utilizadas e adequadas as mais diferentes regiões do País, assim, sintam-se convidados a participar do Jornal Estado de Direito. Fortalecendo as iniciativas existentes e somando novas ações conjuntas. Desejamos construir pontes, romper a linguagem que muitas vezes nos distancia das pessoas. Para acessar o cronograma de datas de eventos já previstos para 2011 acesse http://www.estadodedireito.com.br/2011/03/16/cronograma-de-projetos-2011/. Video chamada – http://vimeo.com/22380458.

+ Portal Estado de Direito

Antes de encerrar esse convite, reforço que possuimos um site, novinho em folha! Em menos de 6 meses do lançamento já temos, mensalmente, a visita de internautas de 40 países e no Brasil mais de 400 municípios acessando o conteúdo que divulgamos. Fica o convite acesse e compartilhe www.estadodedireito.com.br seu portal da cultura jurídica popular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.