Governo relança cartilha sobre consumismo infantil

 

 

A cartilha Consumismo Infantil: na Contramão da Sustentabilidade. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr.

 

O consumismo infantil é um problema que atinge pais, educadores, governos e foi tema de oficina da programação da Semana do Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente.

 

O evento ocorreu na tarde da quinta-feira passada,  dia 06/06,  no Rio de Janeiro, e foi organizado em parceria com o Instituto Alana. Ao mesmo tempo, foi relançada a cartilha “Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade”, publicação que faz parte da série Cadernos de Consumo Sustentável, lançada pela primeira vez em novembro de 2012.

 
A cartilha apresenta dados sobre a influência das propagandas nas crianças. Para se ter uma ideia, 15% da população infantil do país está obesa, índice associado ao consumo excessivo de alimentos industrializados que, por sua vez, são difundidos por intensas campanhas de propaganda.

 

Não é para menos, as crianças brasileiras ficam em média 5 horas em frente à TV, taxa entre as maiores do mundo. Isso significa 35 horas por semana, quase uma jornada de trabalho típica, em que os pequenos estão expostos a persuasão dos comerciais.

 
O consumismo infantil já foi tema de um documentário feito pelo Instituto Alana, que colaborou com a formulação da cartilha.

 

O documentário   “Criança, a alma do negócio”   – veja na íntegra,  debate a questão a publicidade voltada para as crianças e dos problemas causados pelo consumismo infantil.

 
Na cartilha, de 9 páginas, pais e professores recebem dicas de como educar as crianças para o consumo sustentável. Brincadeiras que estimulam a troca e a reflexão – Eu quero ou Eu preciso?   estão entre as dicas.

 
Mariana Meirelles, secretária de Articulação Institucional e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente, destacou a importância do público infantil na implantação do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis, conjunto de medidas lançado em novembro de 2011.

 

“Trabalhar um novo padrão de consumo para as crianças é estruturante para o sucesso das iniciativas”, afirmou.

 
Confira na íntegra a cartilha “Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade”.

 

((o))eco 10 de Junho de 2013

 

http://www.oeco.org.br

 

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