Festivais de Teatro em Mato Grosso – um passo rumo à integração.

cineteratro

Participamos no dia de ontem (10/08/2016) do lançamento da segunda versão do Circuito de Festivais de Teatro de Mato Grosso, realizado no Cine Teatro de Cuiabá. Pudemos constatar a qualidade dos trabalhos que visam incentivar a integração dos grupos teatrais das várias regiões do Estado de mato Grosso.

A iniciativa da Secretaria de Cultura em estreita cooperação com os grupos teatrais traz uma inovação em termos de integração sociocultural do Estado, e como bem frisou o Secretário Mastro Leandro Carvalho, trata-se e atuar num cenário de quase um continente ou um país, dado às dimensões de Mato Grosso e as distâncias entre as principais cidades, o que confere ao Circuito um caráter de integração cultural e de união desta várias iniciativas, algumas delas pioneiras. O Circuito vem atraindo grupos teatrais de outros estados e mesmo do exterior, desde a sua primeira versão, como informou o Secretário, tornando Mato Grosso em polo de artes cênicas, incorporando os nossos valores e costumes no cenário nacional e internacional.

Estiveram presentes no evento representantes dos grupos Festival de Teatro Velha Joana (Primavera do Leste) Festival de Teatro de Campo Novo do Parecis, Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua (Cuiabá); e o Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense (Alta Floresta), além de várias personalidade da arte e cultura de Mato Grosso.

A articulação destes diversos atores propicia também o fomento ao turismo, intercâmbio cultural e tem o potencial de agregar as questões ligadas à proteção dos nossos ecossistemas, e as tradições do nosso povo numa rede cultural e de sustentabilidade, sem esquecer o necessário envolvimento das comunidades mais desassistidas.

Vale destacar também a iniciativa de implantação de cursos de capacitação e formação de novos artistas e profissionais da área culturas a ser desenvolvida no Cine Teatro Cuiabá.

Eng. Everton Carvalho – Presidente da ABIDES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.