Ferrovia Norte-Sul é inaugurada no trecho entre Tocantins e Goiás
O modal transportará, a princípio, minério para os portos do Norte e Nordeste
Fonte: Ascom Aprosoja com Ascom Valec
22/05/2014
A partir desta quinta (22) está em funcionamento o trecho de 855 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul compreendido entre Porto Nacional, no estado de Tocantins, e Anápolis, em Goiás. A ferrovia permitirá um redirecionamento dos fluxos de carga para os portos das regiões Norte e Nordeste, aumentando a eficiência logística e, consequentemente, a competitividade do país no mercado internacional.
“Este é um momento histórico para a ferrovia. Mesmo que este trecho, em particular, não impacte diretamente no escoamento da produção de Mato Grosso, ele é importante porque faz parte da espinha dorsal do Brasil que é a ferrovia Norte-Sul. Esse modal é fundamental para gerar competitividade logística no país”, diz o presidente da Aprosoja-MT, Carlos Fávaro.
É o primeiro passo para concretizar a política de livre acesso ao Sistema Ferroviário Federal, no qual cabe a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. fomentar o setor ferroviário por meio da compra e venda da capacidade de transporte das ferrovias.
Esse modelo, também denominado open access, que já é aplicado com sucesso em outros países (Austrália e União Europeia), promove a quebra do monopólio das atuais concessionárias e permite que todas as empresas que cumpram requisitos técnicos e operacionais, estabelecidos em lei, tenham acesso à infraestrutura ferroviária em condições objetivas, transparentes e não discriminatórias. Pelo modelo anterior, as cargas transportadas nas ferrovias eram comercializadas pelas próprias concessionárias que estabeleciam seus preços.
A expectativa do governo é de redução do custo do frete ferroviário e do aumento da participação desse modal na matriz de transporte brasileira. Com isso, projeta-se uma demanda crescente por serviços de transporte até a absorção total da capacidade da nova malha ferroviária.