Feira de Sementes em Petrolina – PE

Em Petrolina – PE, Feira de Sementes dará visibilidade a agrobiodiversidade do Semiárido brasileiro.

O evento acontece de 20 a 23 de outubro na Embrapa Produtos e Mercados, e é aberto ao público das 8h às 17h.

Evento segue até a próxima sexta.

Os/as agricultores/as familiares, povos e comunidades tradicionais costumam guardar sementes das variedades crioulas que são passadas de geração a geração.

Estas variedades, também chamadas tradicionais e locais, têm incorporadas qualidades genéticas, ambientais e socioculturais que contribuem para a resiliência de sistemas produtivos.

Uma amostra da diversidade desses materiais guardados pelos agricultores/as poderá ser vista na Feira da Agrobiodiversidade no dia 21/10, na SemiáridoShow 2015.

Neste espaço, está programada ainda a realização de troca de sementes entre os chamados guardiões, vindos de diferentes estados do Nordeste, que serão homenageados pelo papel que desempenham na conservação das variedades crioulas.

A troca e comercialização das sementes são atividades relacionadas ao Seminário Acadêmico “Agrobiodiversidade do Nordeste: Estratégias de apoio às ações locais” que integra a programação de eventos da SemiáridoShow 2015 nos dias 22 e 23.

De acordo com Maria Aldete Fonseca, pesquisadora da Embrapa Semiárido, estas variedades são geneticamente menos vulneráveis do que aquelas melhoradas em ambientes controlados e com uso de adubos e defensivos químicos.

Ao serem cultivadas, ao longo das gerações, em ambientes com déficit hídrico, baixa fertilidade, altas temperaturas, algumas vezes em solos salinos, estas variedades vão naturalmente se adaptando a essas condições.

A feira é uma oportunidade para técnicos/as e pesquisadores/as conhecerem o que está sendo conservado pelos agricultores/as e daí propor medidas para a conservação, manejo e o melhoramento participativo destas variedades, diz Aldete.

Além do mais, a pesquisadora enfatiza que será um momento de cadastrar os guardiões de sementes e fazer um diagnóstico preliminar da agrobiodiversidade, para a definição de futuras agendas de pesquisa.

A Feira SemiáridoShow é realizada pela Embrapa em parceria com o Instituto Regional da Agropecuária Apropriada – IRPAA

O evento acontece de 20 a 23 de outubro na Embrapa Produtos e Mercados, Petrolina (PE), e é aberto ao público das 8h às 17h.

Por Ascom SemiáridoShow 2015

http://www.asabrasil.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.