EXPO ABIDES – 2015: ARTE & CULTURA & SUSTENTABILIDADE

EXPO ABIDES – 2015: ARTE & CULTURA & SUSTENTABILIDADE

FOTO_EVENTO

A Conferência de Paris sobre Mudanças Climáticas a ser realizada a partir de 11 de dezembro de 2015 é um marco global para as expectativas de construção de um Planeta Terra sustentável. A sustentabilidade nas suas três vertentes, social, ambiental e econômica será o foco das atenções e a aprovação das Metas do Desenvolvimento Sustentável deverá ser um dos principais resultados.

As metas do Desenvolvimento Sustentável serão as diretrizes para que os povos possam transformar a realidade atual de perda de biodiversidade, pressões climáticas, desmatamento acentuado, injustiça social e infelizmente, no Brasil, de grave recessão econômica, com impactos negativos no nosso tecido social. Reverter as tendências de degradação ambiental, resgatar os direitos humanos fundamentais associados ao real Desenvolvimento Sustentável, tendo por foco “o ser humano” são dois paradigmas a serem construídos coletivamente – um novo modelo de sociedade que se transforma adotando os valores reais do nosso patrimônio natural, determinados concisamente pela metodologia de valoração dos serviços ambientais incorporados ao processo socioeconômico é a proposta defendida e praticada pela ABIDES na sua ação diária.

A EXPO ABIDES – 2015 adota a “Nova Linguagem Socioambiental” que conjuga a criatividade das artes com a Sustentabilidade, representadas pelo coletivo de artistas plásticos, músicos, dançarinos, poetas que tem sintonia com esta nova visão de comunicação socioambiental.

Ao colocar a exposição “O Papel das Vilas” como atração central conectada com o tema do evento “Teto Verde”, a expressão do Papel Artesanal Botânico produzido a partir do papel reciclado mesclado com fibras de plantas da região da Serra da Mantiqueira, com especial destaque para o inédito Papel de Casca de Pinhão, produzido por Maurício Rosa da MR Papel, dá claramente a dimensão ambiental da sustentabilidade que defendemos – aquela que se realiza no dia-a-dia.

O elenco de artistas que se apresentarão na EXPO ABIDES – 2015 é composto pela essência da qualidade e conteúdo da arte produzida por este conjunto de pessoas, comprometidas com a questão da sustentabilidade vista por todos os ângulos, desde a preservação ambiental e se estendendo pelos direitos humanos fundamentais. A ABIDES, na Rio+20, lançou o desafio para a juventude brasileira com a realização da Batalha de Hip Hop com o tema “A Natureza Chora“, que foi respondido com a participação de mais de 20 artistas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Niterói, São Gonçalo e a artista haitiana Kapitén, com muita criatividade e raça.

Tendo como raiz a ação da ABIDES na Conferência da ONU – Rio+20, a EXPO ABIDES 2015 traz uma proposta inovadora e esta inovação se expressa pelo local escolhido para a realização do evento – a Fundição Progresso/Mercado Fundição – no coração do Rio de Janeiro, a LAPA, porta de entrada para o Brasil. A aliança ABIDES – Fundição Progresso vem para ficar e se transformar num elemento dinâmico da cultura brasileira nas suas relações com a sustentabilidade.

20150523_213017
20150611_212803

Portanto, a EXPO ABIDES – 2015 é uma ação que visa o longo prazo em termos da construção de uma nova agenda brasileira e mundial da verdadeira sustentabilidade com os impactos positivos da construção das Metas do Desenvolvimento Sustentável  na Conferência de Paris e acima de tudo de resgate socioambiental da nossa sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.