Evento valoriza diversidade da cultura nacional

SECOM

Evento valoriza diversidade da cultura nacional

por Secom em 22/11/2010 19:00hs

A pluralidade da cultura nacional é apresentada na série de eventos “Brasilidade”, que começou no último dia 18 no centro da cidade do Rio de Janeiro. As apresentações terminam em 2 de dezembro, com a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), a mais alta premiação oficial na área. O homenageado da OMC deste ano é o antropólogo, escritor e político brasileiro Darcy Ribeiro. Durante os dias de “Brasilidade”, cerca de 450 artistas, entre nomes consagrados e em ascensão, vão representar a cultura por meio de segmentos como audiovisual, música, cultura popular, teatro de rua, dança, circo e gastronomia. O evento é apoiado pelo Ministério da Cultura (MinC).

As apresentações a céu aberto se concentram em três locais de grande circulação no centro do Rio: Arcos da Lapa, Largo da Carioca e Cinelândia, além das atividades programadas para ocorrerem no Buraco do Lume, Rua Uruguaiana, arredores da Lapa e Praça XV. Há também a ocupação de locais fechados, como a Escola de Cinema Darcy Ribeiro, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Palácio Capanema, a Caixa Cultural, o Centro Cultural da Justiça Federal e a Fundição Progresso.

No total, serão 18 shows nos palcos montados nos Arcos da Lapa e no Largo da Carioca e uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Petrobras na Fundição Progresso. A programação de filmes terá mais de 90 títulos entre longas, médias e curtas metragens, de todos os gêneros, distribuídos em cinco locais de exibição: Centro Cultural Justiça Federal e Odeon BR, ambos na Cinelândia; Arcos da Lapa e Fundição Progresso, na Lapa; e Escola de Cinema da Universidade Estácio de Sá (Campus Rebouças), no Rio Comprido.

Cinco grupos farão manifestações populares. Nas artes visuais, haverá sete instalações e exposições, entre elas “O sonho de Darcy”, do estilista Jum Nakao.
Serão realizadas ainda oficinas, das quais cinco estarão relacionadas à programação de Manifestações Populares e uma organizada pela produção de Audiovisual.

Confira a Programação completa no blog oficial do Brasilidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.