Estudo do SEBRAE revela potencial de geração de energias renováveis no Oeste do PR

energias-renováveis-no-Oeste-do-PR

O levantamento será apresentado na Conferência Internacional de Energias Inteligentes, em outubro.

O potencial das energias renováveis no Oeste do Paraná será um dos focos da Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy 2015, e terá um estudo apresentado pelo Sebrae-PR.

“Essa região apresenta um grande potencial, principalmente na questão da biomassa, porque temos um conjunto de frigoríficos de grande porte, seja das cooperativas ou da iniciativa privada.

Isso possibilita a geração de energias renováveis para o consumo das próprias empresas”, conta Julio Agostini, diretor de Operações do Sebrae-PR.

A Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy 2015, ocorre de hoje até o dia 21 de outubro no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, na Avenida das Cataratas, Km 2,5 – Foz do Iguaçu.

Foi analisado o potencial da produção e geração de energias renováveis no oeste paranaense pelo Sebrae-PR junto com a Caciopar – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, AMOP – Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, Itaipu, PTI – Parque Tecnológico Itaipu e diversas cooperativas da região.

“O Smart Energy é um grande evento para ajudar na discussão de como o setor energético pode contribuir para o crescimento das empresas nessa região do Estado. Então, com o estudo vamos mostrar as possibilidades de aplicação das energias renováveis na economia local”, observa.

Ainda no segundo semestre de 2015, o Sebrae-PR também iniciará um estudo na região sudoeste do Paraná, outro na cidade de Maringá e mais um junto à cooperativa Castrolanda, na região dos Campos Gerais.

“O tema energias renováveis é prioritário no sistema Sebrae do Paraná. Vamos buscar os avanços na produção, geração e transmissão das energias renováveis como fator e vetor de desenvolvimento sustentável”, afirma Agostini.

Soluções tecnológicas

Para incentivar esse setor, o Sebrae-PR em conjunto com os Sebrae-SC e Sebrae-RS, também irão levar trinta micro e pequenas empresas para a Feira Smart Energy, que acontece paralela a Conferência, para que possam apresentar suas soluções tecnológicas em energias renováveis.

“Ainda teremos provedores do Sebraetec no evento, para explicar às micro e pequenas empresas e público, os serviços que eles podem prestar para dinamização das tecnologias em energias renováveis”, revela Julio Agostini.

O Sebraetec é um programa que promove consultoria especializada e customizada em design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e tecnologia da informação e comunicação.

“Ele aproxima as micros e pequenas empresas de provedores tecnológicos, para implementar as soluções necessárias em cada negócio”, comenta.

Submitted by Revista Ecoturismo on 19/10/2015 –

http://revistaecoturismo.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.