Entenda os cargos políticos

 

Entenda os cargos políticos

 

É fato que a cada quatro anos os brasileiros devem ir às urnas para darem sua contribuição nas eleições presidências, porem nesse momento não votamos apenas para presidente e sim para uma série de cargos políticos que na maioria das vezes muitos não sabemos quais suas devidas funções e é por isso que estamos aqui, pra lhe esclarecer qual a real função de cada cargo político que são candidatos nas eleições.

 

O Brasil é um país que tem como sistema de república presidencialista, onde é eleito um presidente e esse mesmo é quem governa e temos os seus poderes divididos em três categorias como: executivo, legislativo e judiciário.

 

O Poder Executivo é aquele que engloba apenas o presidente se de categoria federal, o poder executivo estadual é aquele que consiste na presença e autoridade do governador e o executivo municipal é o que conta com o prefeito.

 

Já o Poder  Legislativo é onde se encontram os deputados federais e senados quando de caráter federal, o legislativo estadual são os deputados estaduais e o legislativo municipal são os vereadores.

 

E o  Poder  Judiciário são cargos que não são de caráter eleitoral, mas pessoas que detém do poder como juízes, desembargadores e ministros. Entretanto qual a função dos cargos aos quais temos que votar? Vamos esclarecer.

 

Presidente da Republica:

 

Esse é o posto mais importante já que este é o chefe de estado e quem governa o território todo. Suas principais funções são a de administrar o território todo em âmbito federal, nomear seus ajudantes, que serão os ministros, sancionar, promulgar e criar leis assim como expedir decretos e exercer o comando das forças armadas do pais. O mandado é de quatro anos.

 

Deputado Federal:

 

Estes são representantes do povo e são eleitos no sistema proporcional, ou seja, um candidato pode ganhar a mesma vaga mesmo se obtiver menos votos, são responsáveis pela criação e modificação de leis, convocar plebiscitos e autorizar referendos, o tempo de mandado é quatro anos e não há limite para reeleição.

 

Senador:

 

Representam os estados brasileiros e são eleitos três por estado. O mandato é de oito anos, eles também são responsáveis por elaborar leis e discutir projetos de leis, o senado federal funciona como órgão revisor da Câmara dos Deputados.

 

Governador:

 

Dentro do Estado é o maior cargo político, é responsável pela administração estadual representante do Estado em relações jurídicas e políticas e por fim o deputado estadual:

 

Representantes populares do Estado e assim como os deputados federais estes são eleitos no sistema proporcional, que leva em conta os votos na legenda, entre outras coisas devem propor ou alterar leis estudais, o mandato é de quatro anos.

 

http://www.dicasgratisbrasil.com/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.