Encontro Internacional de Empreendedores discute práticas sustentáveis para MPE

Encontro Internacional de Empreendedores discute práticas sustentáveis para MPE

 

O ator Marcos Palmeira, o consultor Walter Longo e o economista Sérgio Besserman falarão sobre suas experiências relacionadas ao tema em palestras no evento.

Agência Sebrae – A discussão em torno do tema sustentabilidade será o eixo central do XIV Encontro Internacional de Empreendedores, que será realizado de terça-feira (16) a quinta (18) no Rio de Janeiro.

O evento, promovido a cada dois anos, vai acontecer no HSBC Arena, na Barra da Tijuca, com o objetivo de discutir casos e ideias relacionados a práticas sustentáveis para a realidade dos negócios de pequeno porte.

As palestras vão abordar desde a construção de modelos de negócios sustentáveis para as micro e pequenas empresas até a busca de eficiência energética, a aplicação do conceito de sustentabilidade nas concepções urbanísticas e arquitetônicas e os desafios dos empreendedores na utilização de água em seus negócios. As exposições também irão explorar os conceitos de produção agrícola sustentável e o papel das florestas no desenvolvimento econômico sustentável.

“Sustentabilidade é um conceito em construção tanto histórica como teórica. Não há uma cartilha exata a seguir. O importante é a compreensão de que o mundo, a economia e os negócios vão passar por grandes transformações nos próximos anos e décadas. Para as pequenas empresas crescerem e alcançarem sucesso, elas precisam estar atentas às demandas desse novo mundo”, orienta o economista Sérgio Besserman, especialista em sustentabilidade que ministrará a palestra “O Novo Paradigma Urbanístico – Arquitetura e Engenharia em um Contexto de Sustentabilidade”, na tarde de terça-feira.

A palestra vai abordar o conceito de sustentabilidade nas concepções urbanísticas e arquitetônicas. Segundo Besserman, o foco principal é a eficiência energética. Como exemplo, cita a reutilização de água, coleta de água da chuva, aquecimento com painéis solares e vasos sanitários que evitem desperdício. “Do ponto de vista financeiro, cada pequena e média empresa deve começar pelos aspectos que irão gerar ganhos ou sinergias para o negócio. As ações podem trazer importante retorno financeiro e de imagem e são medidas que ajudam muito na busca de sustentabilidade”, reforça.

Alimentos orgânicos

Proprietário da fazenda Vale das Palmeiras, o ator Marcos Palmeira vai falar sobre sua produção de alimentos orgânicos em palestra na tarde de quarta-feira. A propriedade produz, em média, 1 tonelada de hortaliças e 200 unidades de queijo por dia. “Não se pode pensar em produzir sem sustentabilidade e isso vale para qualquer empresa. Na palestra, vou passar um pouco da minha experiência com agroecologia para que as pessoas vejam que é possível produzir preservando. A sustentabilidade agrega valor ao produto”, afirma o ator.

Na manhã do mesmo dia, ministrará palestra o mentor de Estratégia e Inovação do Grupo NewComm, Walter Longo. O especialista abordará a convergência entre dois dos principais desafios empresariais modernos: a necessidade de inovar para se manter competitivo e a importância de ser sustentável para se tornar atraente aos olhos do mercado. “Um trabalha para fazer o futuro e o outro, para preservar o futuro. Esses conceitos não devem ser um modelo de negócio, mas sim um modelo de vida. Só assim essas ações terão consistência e não serão puramente iniciativas de marketing”, afirma.

A programação completa do Encontro pode ser encontrada no site: http://encontroempreendedores.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.