Empresas e ONGs lançam certificação para produção de biocombustíveis

Empresas e ONGs lançam certificação para produção de biocombustíveis
Por Redação Amazônia.org.br
A Mesa Redonda dos Biocombustíveis Sustentáveis (Roundtable on Sustainable Biofuels – RSB, na sigla em inglês) anunciou terça-feira (22) o lançamento mundial de um novo sistema de certificação dos biocombustíveis.

A RSB é uma iniciativa de empresas e organizações no mundo todo, sediada pela Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), da Suiça. No Brasil, participam das negociações da mesa redonda a organização Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) e a Petrobras.

A certificação dos biocombustíveis estava em negociação desde 2007, buscando um consenso entre produtores, indústrias, ONGs e governos. O resultado foi um sistema de certificação que permite rastrear a cadeia de produção dos biocombustíveis, garantindo a sustentabilidade na produção.

“A certificação RSB elevou o papel das salvaguardas sociais e ambientais para os biocombustíveis, ressaltando os aspectos críticos da sustentabilidade no setor”, explica Juan Marco Alvarez, diretor da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

Segunda a RSB, o novo sistema de certificação vai assegurar ao consumidor que o biocombustível é produzido de forma responsável, ambiental e sociamente. Além disso, trará vantagens competitivas aos produtores, com o reconhecimento no mercado como líderes na produção sustentável do biocombustível.

De acordo com a Mesa Redonda dos Biocombustíveis, a certificação recebeu reconhecimento provisório por parte do governo da Alemanha em 18 de março, e no dia 22, a empresa Boeing lançou uma parceria com a RSB chamada de Consórcio Biomassa Sustentável (Sustainable Biomass Consortium – SBC), uma iniciativa de pesquisada focada no uso de biocombustíveis em aviões.

Para mais informações, acesse: http://rsb.epfl.ch/page-24930-en.html

(Envolverde/Amazônia.org.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.