CULTURA DA PALMA DE ÓLEO – UMA SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL.

D

20160819_152427

A ABIDES vem trabalhando desde o ano passado nos estudos para a introdução da cultura da palma de óleo em Mato Grosso. Fomos incentivados pelo interesse do Senador José Medeiros na diversificação da economia de Mato Grosso, em particular na agropecuária, quando o senador nos orientou a visitar a Embrapa Agrossilvipastorial de Sinop/MT.

Nesta visita pudemos constatar o trabalho de alto nível da equipe técnica da Embrapa, que vem desenvolvendo pesquisas da cultura da Palma de Óleo nas excelentes instalação de Sinop. De acordo com o zoneamento da palma elaborado pela Embrapa, Mato Grosso possui boas condições para a introdução desta cultura, que já está bastante desenvolvida nos estados do Pará e da Bahia.

Mato Grosso contempla 7 Milhões de hectares de terras propícias para a cultura da palma de óleo, só perdendo para o Estado do Pará (13 Milhões de hectares) – as pesquisas da Embrapa Agrossilvipastoril irão gerar informações e dados sobre as espécies mais adequadas para as condições de solo e climáticas de Mato Grosso bem como a lamina mínima de irrigação nas áreas de menor precipitação de chuvas.

Em encontro com o Senador Medeiros em agosto deste ano, apresentamos as conclusões da ABIDES e informamos o Senador sobre a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica da ABIDES com a UFMT, que possibilitará utilizar as competências da universidade num futuro programa de biodiesel de Mato Grosso utilizando palma de óleo, com apoio do NIEPE/UFMT na área de planejamento energético.

Estamos convictos que a introdução da cultura da palma em Mato Grosso será elemento estratégico para a recuperação de áreas degradadas, incorporação da agricultura familiar e dos assentamentos no processo produtivo de Mato Grosso, gerando emprego e renda e acima de tudo oferecendo uma cultura permanente para complementar a vocação agrícola do Estado dentro do enfoque da sustentabilidade.

Eng. Everton Carvalho

Presidente da ABIDES

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.