Coreia investe em resíduos sólidos no Brasil

Cooperação bilateral é importante incentivo no sentido encontrar soluções compartilhadas entre municípios para o manejo adequado do lixo.

Residuos

O Ministério do Meio Ambiente – MMA selecionou o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas – CISBRA, que atua na gestão de resíduos sólidos, para sediar projeto custeado pela República da Coreia, por meio de acordo de cooperação técnica firmado com o Brasil. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (16/07).

Trata-se, na avaliação do MMA, de importante incentivo no sentido encontrar soluções compartilhadas entre municípios para o manejo adequado do lixo. Os recursos serão usados para desenvolver estudos, projetos e programas que contribuam com a redução, reutilização, reciclagem e destinação de resíduos sólidos, de maneira ambientalmente adequada e economicamente viável.

BOAS PRÁTICAS

“O propósito da cooperação é valorizar as boas práticas brasileiras de redução, reutilização, reciclagem e destinação adequada de resíduos sólidos, criando condições para que os consórcios possam se consolidar, ampliar e qualificar a gestão dos resíduos sólidos em seus territórios, com o engajamento do poder público e da sociedade”, disse o gerente de Resíduos Sólidos do MMA, Eduardo Rocha.

O CISBRA, localizado no Estado de São Paulo, obteve a maior pontuação no processo seletivo, formado por municípios de pequeno porte. É formado hoje por 12 cidades: Amparo, Águas de Lindóia, Itapira, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pinhalzinho, Pedra Bela, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro e Tuiuti.

Dos 12 municípios que formam o consórcio, seis são estâncias hidrominerais, o que exige alta capacidade de gestão dos resíduos sólidos.

Saiba mais informações na Revista Ecoturismo do mês de julho.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Ascom/MMA

Submitted by Revista Ecoturismo on 20/07/2015 –

http://revistaecoturismo.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.