Consumo sustentável será tema da conferência ambiental

Produção e Consumo Sustentável, envolvendo a questão dos resíduos sólidos, será o tema da Conferência Nacional de Meio Ambiente, que será realizada em 2013.

O anúncio foi feito pelo diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Nilo Diniz, durante o Encontro Nacional de Gestores Estaduais de Educação Ambiental, que reúne em Brasília mais de 70 profissionais da área.

O diretor disse que o assunto foi decidido pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O encontro tem por objetivo promover o diálogo entre os agentes de educação ambiental, sob a coordenação do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental – MEC e MMA, além de buscar o fortalecimento das políticas estaduais de educação ambiental.

A secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo, destacou que os planos nacionais elaborados pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA, como os de Produção e Consumo Sustentável – PPCS e de Resíduos Sólidos – PNRS, têm diretrizes e ações dedicadas à educação ambiental, dentro e fora da escola, por ser um princípio e um instrumento estratégico para a sustentabilidade.

Ela lembrou que as iniciativas do MMA, nessa área, dialogam com o Ministério da Educação – MEC, e quando são levadas aos Estados, passam pelo entendimento dos órgãos estaduais ambientais, assim como com as entidades vinculadas do Ministério IBAMA, ANA, ICMBio e Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A diretora do MEC, Érika Pisaneschi, informou que, em 2012, a Coordenação de Educação Ambiental daquele ministério terá recursos da ordem de 60 milhões para investir em escolas que desenvolvem ações na construção de espaços educadores sustentáveis.

A IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, a se realizar em 2013, terá como tema a Escola Sustentável, desde a etapa local, que já se inicia em 2012, até a fase nacional.

Entre os temas debatidos no encontro em dezembro, no Hotel Carlton, estão:

A IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente;

O VII Fórum de Educação Ambiental, a se realizar em março, em Salvador (BA);

A II Jornada Internacional de Educação Ambiental, que acontece paralelamente à

Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, em junho de 2012.

www.revistaecoturismo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.