Como montar um escritório mais sustentável

15 de July de 2014

 

image005

 

A valorização da sustentabilidade invade cada vez mais as nossas vidas e faz com que os mais diversos lugares se adaptem e adotem ações amigas do meio ambiente. O ideal dos 3R’s, que clama por reduzir, reaproveitar e reciclar, é realidade que se espalha pelo mundo, e os ambientes de trabalho das principais empresas já abraçaram a causa.

 

Pensando nisso e para mostrar que é muito simples e fácil montar e manter um escritório verde, separamos uma seleção de dicas para serem adotadas em qualquer lugar de trabalho, promovendo atitudes sustentáveis nas empresas e funcionários.

 

Cartões de visita

 

Que tal trocar os tradicionais cartões de visita por uma opção mais sustentável? Basta usar o papel reciclado ou papel com certificação FSC e pedir à papelaria que também utilize na impressão papel timbrado e envelopes sustentáveis. Essa ação não só ajuda o meio ambiente como mostra preocupação socioambiental, agregando valor à marca.

 

Economize energia

 

O ideal é o ambiente contar com muitas janelas para a luz natural ser aproveitada ao máximo. Além disso, deixe as janelas e persianas abertas sempre que possível. Já que a cor branca reflete melhor a iluminação, prefira paredes pintadas dessa cor. Não deixem  ligados os aparelhos que não estão sendo usados.

 

Evite embalagens descartáveis

 

Se o escritório tiver uma cozinha, o ideal é servir alimentos e bebidas com louças e copos laváveis. Além de sustentáveis, o custo, a longo prazo, é bem menor do que o das embalagens descartáveis. Opte por utensílios especiais para açúcar e adoçante ou embalagens maiores e evite o uso de sachês que só aumentam a quantidade de lixo.

 

Valorize a videoconferência

 

Sempre que possível, evite viagens e o deslocamento de pessoas em veículos motorizados, pois eles só aumentam a emissão de CO². Muitas vezes, dá para fazer reuniões com o uso da internet ou até mesmo do telefone.

 

Cuidado com o lixo

 

Separar o lixo corretamente é uma ótima maneira de ajudar o meio ambiente. Em lugares onde se usa muito papel, a alternativa é ter uma fragmentadora para que ele não ocupe tanto espaço, além de facilitar a doação a uma cooperativa de reciclagem sem se incomodar com as informações produzidas na empresa.

 

Latinhas de alumínio devem ser descartadas em outro lixo para também serem recicladas. Todos materiais devem ser separados e ficar longe do lixo orgânico.

 

Economize papel

 

Incentive os funcionários a reutilizar o papel e evitar a impressão desnecessária. Quando for imprimir, se possível, use papel para rascunho e mude a impressora para o modo “rascunho”, para economizar no cartucho de tinta também. Utilize folhas usadas blocos de rascunho para anotações do dia a dia.

 

Reutilize computadores

 

Procure consertar e reutilizar componentes de computador sempre que possível. Se não houver mais jeito, aproveite o que for possível e doe o que já não serve para ONG’s ou museus de equipamento antigos. Se não for possível reaproveitar, descarte o material de maneira correta.

 

http://revistaecoturismo.com.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.