Como funciona o aquecedor solar?

Há duas maneiras fundamentais para se esquentar a água através da energia solar: painéis fotovoltaicos e/ou dos aquecedores solares.

Coletores solares e reservatório de água.

Basicamente, o sistema de aquecimento solar contém duas áreas de funcionamento: placas solares (coletores) e o reservatório térmico. Veja abaixo as especificações e formas operacionais de cada um.

 

Placas Solares

 
Responsáveis pela coleta e absorção da radiação solar, os coletores solares podem ser fabricados em aço inox ou cobre.

As de aço inox são indicadas para regiões com temperaturas mais baixas, que enfrentam a possibilidade de geada e neve, dessa forma as placas solares estão protegidas de rompimento, caso a água congele. Nos locais mais tropicais, é utilizado o cobre.
Os raios solares atravessam o vidro do coletor que esquenta as aletas, pintadas com uma tinta especial e escura que auxilia na assimilação máxima da radiação solar.

O calor captado, é logo transferido para a água que circula nas tubulações, e esta é encaminhada para o reservatório de água quente.
Os painéis coletores podem ser instalados sobre lajes e telhados, e sua quantidade varia de acordo com o tamanho do reservatório térmico.

No Brasil, as placas tedem a ficar inclinadas para o norte, dessa forma, recebem mais luz solar aumentando a performance do sistema.

 

Como o Aquecedor Solar Funciona

Reservatórios Térmicos – Boilers

 
São cilindros de alumínio, inox ou polipropileno com isolação térmica para manter a água aquecida pelo maior tempo possível.

A capacidade de armazenametno dos boilers pode variar de 200 litros a 5000 litros, com alta ou baixa pressão, uma caixa de água em temperatura ambiente reabastece sempre o sistema, e a temperatura máxima alcançada por eles é de 90ºC.
A instalação dos reservatórios deve ser realizada o mais próximo possível das placas coletoras e em um nível mais elevado, assim, a perda de calor para a atmosfera é evitada.

A partir daí, o fenômeno termossifão ocorre, isso se dá quando a água dos coletores esquenta, tornando-se menos densa, dessa forma é empurrada pela água fria, subindo espontaneamente e chegando ao boiler, sem a necessidade de ser acionada por bomba.

 

http://www.pratil.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.