CIER – AMÉRICA LATINA NO RUMO DAS FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA

CIER – AMÉRICA LATINA NO RUMO DAS FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA

PARTICIPAÇÃO DA ABIDES NO SIBER III

 DSC_0112

A ABIDES participou com Patrocínio Bronze, no SIBER III, Seminário Ibero-Americano de Energias Renováveis, promovido pelo CIER (Comisión de Integración Energética Regional – da sigla em espanhol), organismo regional que atua na promoção da integração energética dos países da América Latina – AL. O evento contou com a participação de empresas e organizações regionais ligadas ao tema do evento, entre elas a Associação Empresarial Eólica da Espanha, Rede Elétrica da Espanha, ABENGOA-SOLAR (Espanha), IIE México, UPM (Uruguai), ICE (Costa Rica), REN (Portugal), IDAE (Espanha), Mercados Energéticos (Argentina), ENEL (Itália), CAF, Bloomberg (Brasil), Banco Santander (Espanha), EPE (Brasil), UPME (Colômbia), CEPAL, entre outras.

O evento demonstrou que as fontes renováveis de energia jásão parte da realidade energética da AL, com destaque para a energia eólica, que já está sendo utilizada em larga escala no Uruguai, Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica, República Dominicana, Colômbia e México. A fonte solar também está inserida nesta nova realidade com usinas que já atingem a potência instalada de 100 MWe utilizando células fotovoltaicas e usinas solares térmicas, que concentram a energia solar através de torres ou painéis cilíndricos em um ponto onde calor gerado é utilizado para a produção de energia elétrica. Estes dados demonstram que há condições econômicas para que este tipo de geração entre no mercado elétrico, pois elas estão instaladas (ou serão Instaladas) em mercados consolidados como o dos EUA e da Espanha e será relevante que o Brasil avalie com atenção esta opção, pois estamos no Cinturão do Sol e dispomos de elevada taxa de insolação em algumas regiões do país, particularmente na Região Nordeste.

DSC_0102

Na opinião do Engenheiro Everton Carvalho, Presidente da ABIDES, “as renováveis estão entrando numa era de inserção no mercado elétrico e mesmo a fonte solar, que na década passada era considera muito cara, passa a ser viável em termos complementares e para o atendimento de regiões isoladas – as vantagens das renováveis são seu potencial de propiciar independência energética (utilizam fontes primárias sob o domínio do país) e a sua operação de maneira harmônica com o meio ambiente com baixa emissão de CO2. De fato, as renováveis significam uma mudança de paradigma na gestão e planejamento energético que precisam ser consideradas pelos governos, agências reguladoras e o mercados dos países da AL, de modo a permitir reformas no sistema regulatório e de gestão, capazes de criar um ambiente em que as vantagens das renováveis possam ser devidamente exploradas em benefício da sociedade”.

O vídeo abaixo registra os principais momentos da participação da ABIDES no SIBER III:

http://www.youtube.com/watch?v=qgazjC-EmyU&feature=youtu.be

A CIER ao promover o SIBER III contribuiu de forma concreta para a integração energética da AL e nossas congratulações à esta importante organização regional, na pessoa do Eng. Juan José Carrasco, Diretor Executivo da organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.