Cartilha da Compostagem Doméstica de Lixo

Confira dicas para montar uma composteira em casa

 

Há dez anos atrás, o último senso do IBGE realizado em 1989 mostrou que cerca de 50% do lixo coletado das casas é matéria orgânica facilmente putrecível e que poderia ser reutilizada.

 

Como medida para reduzir a quantidade de lixo nos aterros sanitários e ajudar os cidadãos a realizarem sua própria compostagem, o Ministério do Trabalho e Desemprego desenvolveu um guia de compostagem doméstica disponível para download.

 

http://www.portaldomeioambiente.org.br/component/jdownloads/finish/23/49?Itemid=0

 

COMPOSTGD
Compostagem doméstica do lixo
AUTOR: Ministério do Trabalho e Desemprego

EDITORA: Fundacentro

 

Compostagem é a reciclagem da matéria orgânica de origem vegetal e animal, como restos de comida, podas de árvores, folhas, etc. Quando condicionado e tratado adequadamente, esse material se transforma em um produto denominado composto, uma substância fonte de nutrientes e de matéria orgânica estabilizada para ser usado em solos de jardins e hortas, contribuindo para a melhoria da qualidade do solo.

 

Além disso, a prática da compostagem doméstica ajuda a reduzir até 50% de todo o lixo doméstico.

 

Para informar mais a população sobre o assunto, o Ministério do Trabalho e Desemprego Desenvolveu este guia, que fala sobre o processo, suas vantagens e como fazer um modelo doméstico.

 

http://www.portaldomeioambiente.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.