CAMPO NOVO DO PARECIS – MATO GROSSO UM PASSO RUMO AO FUTURO

CAMPO NOVO DO PARECIS – MATO GROSSO

UM PASSO RUMO AO FUTURO

 cnp_geral

Em tempos de crise, o Estado de Mato Grosso tem todas as condições de liderar um grande esforço nacional pela retomada sustentável do crescimento econômico, a despeito da atual situação de crise pela qual passa o Brasil. Dados levantados pela ABIDES junto à Consultoria LCA (Figura 1), indicam que em 2015 o Estado de Mato Grosso deverá  ter crescimento próximo de zero em 2015, maior que a projeção do PIB nacional (-0.4%). Projeta-se para 2015 um crescimento de 2.5% do setor do agronegócio e 0.3 % do setor de serviços e uma queda de 2.7% no setor da indústria, que resulta no PIB próximo de zero.  As perspectivas de 2016 são mais otimistas, com os três setores da economia em crescimento, principalmente puxadas pelo agronegócio, de 10.8%, “taxa chinesa” de crescimento econômico, certamente muito acima das projeções de crescimento do PIB brasileiro.

pib_mt_proj

Neste cenário, destacam-se os municípios de Mato Grosso produtores de commodities agrícolas, num conjunto, que inclui os municípios de Sapezal, Campo Novo do Parecis, Sorriso, Sinop, Lucas de Rio Verde, Diamantino, Campo Verde, Rondonópolis entre outros.

Gostaríamos de enfatizar a relevância do Município de Campo Novo do Parecis – localizado geopoliticamente em uma área estratégica do Estado, este município possuí condições favoráveis para experimentar um processo de crescimento sustentável diferenciado e ser capaz de liderar um desenvolvimento harmônico da macro-região em que está inserido.

Entre os fatores que comprovam esta capacidade estão o elevado IDH, segundo o IBGE é acima da média nacional (0,699), registrando 0,734, a disponibilidade de recursos hídricos em abundancia e um importante patrimônio em termos de recursos naturais e paisagísticos que propicia um grande potencial de desenvolvimento do turismo ecológico, turismo de aventura e o etnoturismo. O Município possui uma extensa área indígena dos índios Parecis, de 2.826 km², dividas em 05 Aldeias (BACAVAL – SERINGAL – BACAIUVAL – SACRE II – QUATRO CACHOEIRAS). A quantidade de Rios que cortam o município é um convite aos amantes da pesca e das belezas naturais, como cachoeiras, belas corredeiras e grutas naturais.

india

CNParecis Salto

Hoje o município mantém sua vocação inicial voltada à agricultura e também à pecuária, totalizando, conforme dados do IBGE (2012), número de 307 estabelecimentos agropecuários. Na agricultura, são cultivados algodão, amendoim, arroz, feijão, girassol, milho, sorgo, cana-de-açúcar e soja, sendo esta última, a principal cultura, com área de 298.000 ha e produtividade de 3 toneladas por hectare. As atividades de pecuária são praticadas em 75 estabelecimentos, com quantidade de 35.000 cabeças de gado.

Estes dados demonstram o alto grau de diversificação da produção agrária de Campo Novo do Parecis, que já entrou na segunda fase do desenvolvimento com a intensificação da agroindústria. Maior produtor mundial de milho de pipoca e maior produtor nacional de girassol, o município tem um grande potencial de agregação de valor às commodities produzidas.

reuniao_cnp_02 REUNIAO_CP

A equipe técnica da ABIDES que visitou Campo Novo do Parecis nos dias 17 e 18 de março deste ano, pode constatar este dinamismo e participar das discussões do planejamento do município em evento realizado na Câmara Municipal, a convite do Vereador Clovis de Paula. Neste evento, o Eng. Everton Carvalho, Presidente da ABIDES, e a Arq. Ana Rita Maciel Ribeiro apresentaram para as lideranças políticas, empresariais e comunitárias propostas para fomentar o Desenvolvimento do Município e para o seu ordenamento territorial,  no momento em que a Câmara Municipal está elaborando Projeto de Lei do Macro-Zoneamento, sob coordenação do Vereador Clovis de Paula.

Os principais temas tratados pela equipe da ABIDES foram registrados no vídeo produzido pela equipe de comunicação da Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.