Bioponia ou Hidroponia Orgânica

Sempre algumas pessoas criticavam no Facebook quando eu postava algum artigo sobre hidroponia, a reclamação era sempre a mesma, a hidroponia era um método de produção de alimentos que usa produtos químicos, os famosos agrotóxicos.

 

Mesmo não concordando, fiquei em silêncio mas resolvi pesquisar e escrever um artigo sobre Hidroponia Orgânica.

 

O que é Hidroponia

Hidroponia é um subconjunto de hidrocultura e é um método de crescimento de plantas utilizando soluções nutrientes minerais diluídos em água, ou seja, os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta vão estar na água, sem a necessidade de solo.

 

Plantas terrestres podem ser cultivadas com as suas raízes em uma solução de nutrientes minerais só ou em um meio inerte, tal como perlite , cascalho , lã mineral , argila expandida, de casca de coco, etc.

 

Agricultura Hidropônica

Qualquer tipo de cultivo visando exclusivamente fins lucrativo e produtividade, utiliza produtos químicos para aumentar a produção e o controle de pragas. A agricultura hidropônica não é diferente, nela é utilizada diversos produtos químicos, principalmente os fertilizantes.

 

Bioponia ou Hidroponia Orgânica

Hidroponia Orgânica existe, embora muitas pessoas só relacionem a Hidroponia a produtos produzidos de maneira artificiais e inorgânicas.

 

A Hidroponia Orgânica é chamada de Bioponia.

 

Atualmente com os estudos na área da agricultura orgânica a bioponia vem se tornando rentável e produzem alimentos mais nutritivos, sempre usando processos e produtos naturais. A NASA a muitos anos estuda a hidroponia orgânica para a produção agrícola no espaço.

 

Cultivo Biopônico

O cultivo Hidroponico Orgânico ou Biopónico usa apenas adubo orgânico especial, na hidroponia não pode ser usado o fertilizante orgânico convencional, porque os compostos orgânicos contidos na solução nutritiva inibe o crescimento das raízes, de modo que se deve usar apenas fertilizantes inorgânicos nesse tipo de cultivo.

 

Para solucionar esse problema, a adubação orgânica é degradada em nutrientes inorgânicos por microrganismos na solução hidropônica por amonificação e nitrificação. Os microrganismos são cultivados com um método de mineralização paralelo múltiplo.

 

Apesar de todo esse processo parecer de alta tecnologia , o adubo orgânico hidropônico ou biopônico pode ser feito em casa e de maneira fácil, veremos isso em próximos artigos.

 

www.vidasustentavel.net

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.